Português (Brasil)

Entrevista: Sérgio Folha Pré-candidato à Prefeito de Cotia.

Entrevista: Sérgio Folha Pré-candidato à Prefeito de Cotia.

Data de Publicação: 19 de janeiro de 2024 23:04:00

Compartilhe este conteúdo:

Entrevista: Sérgio Folha Pré-candidato à Prefeito de Cotia.

 

 

Apresentação:

Nome, idade e cargo que ocupa atualmente (uma breve apresentação);

- SÉRGIO HENRIQUE CLEMENTINO FOLHA, conhecido como Sérgio Folha, 50 anos de idade, atualmente ocupo o cargo de vereador pela quarta vez, formado em Direito pela Universidade Ibirapuera, em Letras e Bacharel em Espanhol. Filho de nordestinos, cheguei em Cotia com 14 anos de idade, e, em 1990, fui líder estudantil. Sou casado, e pai de três filhos.

 

 

 

Visão e Motivação:

O que o motivou a se candidatar à prefeito de Cotia?

- Vários motivos me levaram a colocar meu nome à disposião dos eleitores de minha cidade, entre eles o tempo de vida pública e a experiência adquirida nestes anos todos como vereador e secretário de várias pastas nos governos passados.

- A experiência é fundamental para garantir uma boa gestão no município e esses anos todos de vida pública, trabalhando ativamente, garantem essa experiência. Sempre houve pedidos de muitos segmentos da população para que essa candidatura se concretize e, ouvindo a classe política e a sociedade, me levaram a colocar meu nome à disposição para as prévias eleitorais.

Qual é a sua visão para o futuro da cidade?

- Minha visão de futuro de Cotia é altamente positiva. Temos hoje um prefeito com uma gestão responsável administrativamente, mas existem muitas mazelas ainda, oriundas do crescimento desordenado da cidade, sem o adequado planejamento. Infelizmente, não é um problema apenas de Cotia, mas de toda cidade que cresce rapidamente como Cotia, que nos últimos 12 anos cresceu 36,04% em sua população, passando de 200.647 habitantes a  273.640 habitantes pelo Censo Nacional de 2022.

- Uma medida urgente para adequar a cidade ao seu brilhante futuro e apressar medidas com relação a mobilidade urbana. Precisamos interligar os bairros da cidade, tornando-a uma só e com progresso em todos os bairros. Agora o município tem uma nova  Lei de Uso e Ocupação do Solo e terá um Plano Diretor revisado.

Desafios e Prioridades:

Quais são os principais desafios que você identifica em Cotia?

- Sem dúvida, melhorar a qualidade de vida das pessoas, ampliando e facilitando o acesso aos serviços públicos. Qualificar os jovens para o primeiro emprego, ampliar os serviços à disposição da terceira idade, levar esses serviços e qualificações para os bairros mais distantes e manter e ampliar as parcerias com o Estado e o Governo Federal.

Quais áreas considera prioritárias para melhorar a qualidade de vida dos munícipes?

- O trânsito intenso nos horários de pico em toda a cidade é um item que deve ser estudado e corrigido, visando a melhoria da qualidade de vida e aumentando o tempo de lazer do cidadão junto com sua família. Aí volto a citar a necessária interligação entre os bairros, de forma a facilitar a mobilidade urbana, pois uma malha viária urbana ampliada e bem organizada reduz o tempo que o cidadão passa para ir de casa ao trabalho e vice-versa.

- Um ponto extremamente importante e que deve ser abordado também com prioridade é a questão da Rodovia Raposo Tavares. A rodovia corta a cidade ao meio e isola bairros fronteiriços. Temos que trabalhar para que o Governo do Estado autorize a execução das obras projetadas para o trecho entre o KM 21 e o KM 30 da Raposo, pois nesse trecho serão implantadas alças de acesso, novas marginais e melhorar o acesos aos bairros – e, consequentemente, diminuir o trânsito e tempo de deslocamento do cidadão.

- Outro ponto prioritário  é o uso de mais tecnologia e maior valorização da nossa Guarda Civil Municipal, para dar mais segurança aos munícipes.

- Na Educação, temos que desenvolver projetos educacionais, em parceria com a Secretaria de Esportes e demais envolvidas e assim alavancarmos ainda mais o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Cotia conta com excelentes profissionais na área da Educação e podemos ser referência no Estado nessa área.

- A implantação do transporte público gratuito também é urgente, para favorecer a população mais carente. Já foi comprovado que essa ação traz melhorias para todos, tanto para o cidadão que terá meios para seu lazer como para o comércio, que terá maior freguesia o frequentando.

- É preciso acelerar a titularização dos imóveis em Cotia, para aquela parcela da população que ainda não tem a sua matrícula. A Lei Federal 13.465/2017, que trata da Regularização Fundiária, está aí – e já iniciamos esse trabalho quando estive à frente da Secretaria de Habitação e Urbanismo; ao mesmo tempo, é preciso combater com o rigor da lei os parcelamentos irregulares e acabar com a ocupação e invasão de áreas públicas.

Desenvolvimento Urbano:

Como pretende abordar o desenvolvimento urbano de Cotia, considerando a expansão populacional e a necessidade de infraestrutura?

- Estou considerando sempre esses dois fatores: população e melhoria de infraestrutura.

- O desenvolvimento de uma cidade, de um município, tem que ser ordenado, organizado e planejado. Se novos empreendimentos são bem-vindos, é verdade também que esses novos empreendimentos têm que se cercar de toda infraestrutura. O loteador ou empreendedor tem obrigações legais a cumprir, como por exemplo, se for o caso, minimizar o impacto que seu empreendimento causará na vizinhança. Assim, se for empreendimento comercial que irá atrair 5.000 veículos a mais, tem que ajudar a prefeitura a dar condições para a locomoção desses motoristas. Isso é apenas um exemplo. Num caso de loteamento, tudo tem que ser planejado. Se o loteamento terá 100 famílias a mais, isso representa no mínimo mais 300 pessoas circulando pelas ruas vizinhas; significa que o loteamento despejará pelo menos mais 150 veículos nas ruas; significa que a prefeitura terá que aumentar pelo menos 100 ou mais vagas nas creches e escolas municipais; significa que os postos de saúde da região receberão mais 300 pessoas para cuidar. Por tudo isso, o crescimento tem que ser acompanhado com planejamento. Crescimento e planejamento, essa é a receita, difícil de ser implantada, mas ao mesmo tempo necessária – e Cotia tem os meios necessários para isso.

- Ainda no item crescimento populacional, há necessidade de uma arrumação geral nas calçadas e ruas de Cotia. Grande parte das calçadas não dão condições para o tráfego de pedestres, que têm que se deslocar para o meio fio para andar; não dão condições para idosos, para pessoas com deficiência e muito menos cadeirantes. Tudo isso tem que mudar, tem que se tornar uma política pública prioritária, e se chama mobilidade.

Quais são suas propostas para melhorar o transporte público na cidade?

- A primeira medida a ser tomada será a contratação de um estudo sobre a mobilidade, de forma geral, abrangendo o transporte público, as linhas existentes, a demanda existente e a reprimida, o atendimento hoje fornecido pelas linhas municipais e intermunicipais.

- Esse estudo irá subsidiar as medidas que tomaremos com relação ao transporte público e a implantação do transporte gratuito. É bom lembrar que grande parte dos bairros não conta com o transporte público, apesar das altas tarifas cobradas.

- E também levar o transporte público a todos os recantos da cidade, principalmente aqueles com difícil acesso e que poderão ser atendidos de outra forma, além do ônibus convencional.

Pretender levar sua pré-candidatura a prefeito até o final?

- Estou trabalhando politicamente para ser o próximo prefeito de Cotia, construindo e viabilizando essa pré-candidatura com a sociedade e lideranças políticas do município.

Sua pré-candidatura está tendo apoio dos vereadores de Cotia?

- Há um consenso na Câmara Municipal de que o Legislativo deve lançar e apoiar uma candidatura a prefeito. Temos a simpatia de parte dos vereadores e esperamos conquistar os demais.

A Saúde Pública:

Em sua opinião por que o Pronto-Socorro Infantil de Cotia não foi entregue até hoje?

- Estou acompanhando de perto o esforço que o prefeito Rogério Franco e o Secretário de Saúde Magno Sauter têm feito para entregar essa obra, fundamental e necessária para a saúde das crianças de Cotia.

- Mas, como citado anteriormente, não basta por para funcionar, tem que se provisionar recursos para a manutenção e bom funcionamento do prédio.

- Por isso, é certeza que a obra ainda não foi entregue por razões técnicas e financeiras, que o prefeito saberá conduzir.

Como pretende garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde em todas as regiões de Cotia?

- A Saúde tem que ser regionalizada de uma forma mais efetiva. Temos que trazer para Cotia mais um grande hospital, de preferência das grandes redes da capital, para termos atendimento efetivo para toda a população. O Hospital de Cotia faz um trabalho muito bom, mas há necessidade de ampliação da capacidade de atendimento, até porque é um hospital de referência do SUS, isto é, atende a toda a região e não apenas Cotia.

- Temos necessidade urgente de uma AME – Ambulatório Médico de Especializados, que pode ser proporcionado pelo Governo do Estado. Esse ambulatório de especialidades poderia ser instalado, por exemplo no Hospital de Cotia ou no Distrito de Caucaia – lugares existem. Esse equipamento traria enorme benefício para os habitantes de Cotia, que nem sempre encontram a especialidade de que necessitam na rede pública.

- Postos de saúde são bons, mas não têm o aparato necessário para cirurgias eventualmente necessárias, sendo sempre preciso o deslocamento do paciente para grandes centros, porque Cotia não tem recursos municipais para atendimento. Não é possível que até agora não temos um centro de hemodiálise, considerando-se o aumento da população, o grande número de pessoas que fazem esse tipo de tratamento e o desconforto dos pacientes, geralmente com acessos permanentes nos braços, que têm de se deslocar em microônibus lotados para ficar horas e horas se tratando.

- Daí porque defendo: a) a implantação de mais um grande hospital em Cotia; b) a valorização da catergoria profissional da Saúde, que se desdobra para atendimento aos pacientes; e c) a regionalização da saúde, com mais recursos para atendimento aos pacientes em cada um dos postos avançados, que devem ser remodelados para se adequarem ao cenário atual.

- Tenho experiência em administração e sei perfeitamente que não basta querer apenas: tem que haver recursos financeiros para instalar e manter. A manutenção desses equipamentos de saúde é muito cara, porque envolve equipamentos, pessoal, material de consumo, materiais descartáveis, remédios, etc. Mas, é possível, desde que feito com planejamento e estudos.

- A rede pública de saúde de Cotia é boa. Minha intenção é criar um modelo que seja permanente, que não precise ser remendado a todo instante, ampliado a todo instante, à medida que a população vai crescendo nesta ou naquela região. Esse modelo tem que ser o alicerce da Saúde de Cotia, que só será alterado quando houver necessidade de criação de novas instalações. Não será definitivo, porque nessa área nada existe definitivamente, sempre está a exigir novos investimentos.

Educação:

Qual é sua visão para a educação em Cotia? Quais medidas pretende implementar para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais?

- Temos que melhorar a Educação em muitos aspectos. Veja, não se trata aqui de professores, diretores ou coordenadores. Trata-se de fazer uma melhor adequação dos métodos educacionais. Fui autor de uma Comissão de Assunto Relevante Contra a Violência nas Escolas, no ano passado (2023), e obtivemos muitos frutos dos três meses que a Comissão esteve vigente.

- Assim, minha proposta para a Educação em Cotia é:

a) Trazer as famílias para as escolas, através da aplicação da mesma Lei Federal 13.935/2019, que estende aos familiares também a assistência psicológica e social; conhecer os problemas das famílias para ajuda-las a ajudar seus filhos na vida escolar.

b) Dar assistência psicológica e social para os professores, diretores e profissionais de todas as áreas que atuam nas escolas municipais. Esses profissionais enfrentam uma carga muito grande, sem qualquer apoio especializado. Temos que lhes proporcionar isso.

c) Criar, dentro das redes de Educação, Cultura e Esportes, projetos para que os estudantes tenham locais de lazer, possam frequentar cursos de aperfeiçoamento ou de formação ou até mesmo de reforço escolar. Essa seria ainda uma forma de tirar crianças e jovens das ruas, e funcionaria no contraturno escolar.

d) Tornar rotina a avaliação escolar dos alunos, de tal forma que, ao final de determinado tempo, o rendimento escolar do aluno seja avaliado e identificados os motivos pelos quais eventualmente vá mal em determinadas matérias; ao mesmo tempo, a avaliação psicológica e assistencial que deverá analisar caso a caso, para determinar o necessário para o crescimento pessoal do aluno, dentro e fora da escola.

Como planeja enfrentar os desafios no cenário educacional referente à saúde mental dos alunos e profissionais das escolas municipais?

- Presidir a Comissão de Assunto Relevante Contra a Violência nas Escolas me permitiu refletir e ampliar meu modo de ver e pensar sobre a saúde mental dos alunos e profissionais da educação. Ao decorrer desta, foram ouvidos alunos, pais, mães, professores, conselheiros tutelares, transportadores escolares, diretores, supervisores de ensino, sacerdotes, pastores, psicólogos, neuropsicólogos, presidentes de grêmios escolares, jornalistas e quem mais se dispusesse a dar sua contribuição séria, como todas o foram.

- Além de reforçar as recomendações constantes no relatório final da Comissão, acredito que possam ser complementadas com as seguintes ações:

a) Implantar de forma efetiva o que dispõe a Lei Federal 13.935/2019, que determina que os ambientes educacionais têm de contar com equipes multiprofissionais, com psicólogos e assistentes sociais, para a mediação das relações e conflitos no âmbito das escolas públicas; ficou comprovado que os problemas dos alunos surgem logo nos primeiros anos de sua vida, persistindo e agravando sua situação se não forem tratados adequadamente e com rapidez e profissionalismo;

b) Criar, em conjunto com a Diretoria de Ensino Estadual, uma Comissão de Transição e Acolhimento para os alunos que saem das escolas municipais e vão para as escolas estaduais. Pois o aluno da escola municipal está ali desde a creche que é bem próximo de sua casa, com uma só professora e com coleguinhas que iniciam e encerram juntos este ciclo; ao terminar o ciclo na escola municipal, é deslocado para a escola estadual onde o ambiente é bem diferente, com vários professores, colegas de todas as regiões – e desconhecidos. A Comissão de Transição e Acolhimento eliminaria ou minimizaria esse problema de adaptação do aluno que sai do primeiro ciclo para o segundo.

c) Dar mais condições para que os alunos interajam entre si, entre as escolas, criando torneios, competições, para que haja mais socialização entre eles.

- E como citado na pergunta anterior reforço que é primordial dar assistência psicológica aos alunos e também aos profissionais da educação, e valorizar estes profissionais que são os alicerces da formação de uma sociedade.

Segurança Pública:

Quais são suas estratégias para promover a segurança pública em Cotia?

- A Segurança Pública envolve a prevenção e a repressão. Em razão disso, deve-se cuidar de ambos esses fatores ao mesmo tempo. A prevenção pode ser feita através de cursos nas escolas, desde a escola municipal, passando depois para as escolas estaduais, usando o mecanismo da Lei Federal 13.935/2019, conhecendo os problemas de cada família e cada indivíduo. Esse conhecimento evitará, com certeza, que haja distorção no caminho do adolescente.

- Precisamos trazer de volta campanhas e palestras importantes, como o “Crack, é possível vencer” – e outras do tipo, de forma constante, mas com acompanhamento efetivo de cada participante pelos profissionais da Educação e Saúde. Veja, a participação desses dois setores, mesmo na Segurança Pública, é indispensável e não pode ser relegada. Esse acompanhamento mostraria as deficiências de cada participante e onde é necessário fazer a correção.

- Os projetos educacionais e de lazer que mencionamos para os estudantes de Cotia devem ter também  como foco prevenção e educação em termos de segurança pública. Esses projetos – sempre no contraturno – devem ser praticados em polos regionais, em todas as comunidades.

Como pretende fortalecer a parceria entre a prefeitura e as forças de segurança locais?

- Aí entramos no segundo tema da Segurança Pública, que é a repressão.   A Guarda Civil de Cotia, que faz um trabalho elogiado por todos, tem que ser reforçada com mais efetivo, mais pessoal.

- A parceria entre prefeitura e  a Polícia Militar  sempre existiu, de forma harmônica e saudável. Precisamos ver os pontos fracos para reforçar e dar mais efetividade para as ações de segurança.

Participação Cidadã e Transparência:

Como pretende promover a participação ativa dos cidadãos nas decisões municipais?

- Através das lideranças de bairro, que devem ser fortalecidas e oficializadas de uma maneira que estamos estudando, para realmente ter força opinativa e decisória. A população precisa participar das decisões do Executivo e dos projetos do Legislativo, mas para isso precisamos congregá-la através de suas lideranças.

- Um setor importantíssimo para o município, infelizmente não muito prestigiado, é o dos grêmios estudantis. Temos que dar voz aos estudantes, fazer reuniões plenárias com vários grêmios e com a participação de líderes das comunidades, de padres, pastores e educadores, além dos Conselhos Municipais de Saúde, Educação, Tutelar e Assistência Social.

Quais medidas serão tomadas para garantir transparência na gestão pública?

- As legislações federal, estadual e municipal já trazem os instrumentos de transparência na gestão pública. Aí é simples questão de cumprir a legislação. A fiscalização deve ser feita pelo Legislativo e pelos cidadãos, através de seus representantes.

Desenvolvimento Econômico:

Quais são suas propostas para impulsionar o desenvolvimento econômico local e atrair investimentos para Cotia?

- Fazer um amplo debate entre indústria, comércio e prestadores de serviços em Cotia, para verificar a vocação do município. E oferecer apoio aos industriais, mas também aos comerciantes, pequenos ou grandes, aos microempreendedores, aos prestadores de serviços, enfim, a todos aqueles que geram emprego e renda para o município, não só para que cresçam mais e mais, mas para trazer inovação e tecnologia para nosso município.

Como pretende apoiar empreendedores locais e gerar oportunidades de emprego?

- Os geradores de riqueza de Cotia têm de ser tratados como tal. Pretendo dar incentivos, promover campanhas e descontos para os que gerarem mais empregos na cidade. De forma a tratar com os empreendedores locais pessoalmente, para saber de suas necessidades e apoiá-los no que for preciso.

- Manter contato estreito com os sindicatos patronais e dos trabalhadores de Cotia e região. Esses orgãos têm muito a oferecer em termos de parceria e sugestões, porque na verdade são os que impulsionam o progresso da cidade

Cultura e Lazer:

Qual é sua visão para a promoção de atividades culturais e de lazer em Cotia?

- Reprogramar a situação cultural de Cotia, não apenas no sentido cultural especificamente, mas também com integração no Turismo, que é bem pouco explorado no município, que é cheio de atrativos. De maneira a proporcionar aos cidadãos de Cotia conhecerem o seu próprio acervo, a sua própria cultura; precisamos valorizar mais o nosso passado, que é rico e remonta à época da colonização portuguesa.

Quais iniciativas pretende implementar para enriquecer a vida cultural dos munícipes?

- Realizar a implantação de um Museu Municipal e duas Casas da Cultura, uma em Caucaia e outra em Cotia. É uma forma de aviventar nos cotianos o respeito pela sua história.

- Também pretendo criar o Museu Digital da Memória, com a tomada de depoimentos, fotos e videos de pessoas que fazem parte de nossa história; esses videos ficarão à disposição da população, podendo ser baixados para que o cidadão assista, gratuitamente, aos depoimentos e veja as fotos.

- Outro item importante é a implantação de Pontos de Cultura, descentralizando as atividades culturais e esportivas para os bairros. E criar espaços culturais nesses Pontos, de forma a levar a todos os pontos do municípío as apresentações de grupos, exposições,  bibliotecas e outras atividades.

NO SETOR DE ESPORTES:

- Apoiar e valorizar o esporte no município, principalmente os campeonatos de Futebol Amador, que contam com a participação de todos os bairros. Para isso, precisamos instalar em cada bairro e comunidade, um espaço adequado para treinos e reuniões esportivas.

- Dar atenção aos demais esportes, como basquete, volei, jogos de tabuleiro como xadrez e damas e criar um setor específico para incentivar os esportes olímpicos – quem sabe Cotia já não tem um campeão medalhista e não sabemos?. É necessário e importante que possamos incentivar todo tipo de atividade esportiva.

- Os campos de grama sintética revelaram-se um excelente investimento para a população, porque sua manuteção é menor. Pretendo estender esse benefício a todos os campos do município, sem exceção – mas, antes, é preciso cuidar da infraestrutura desses campos de bairro.

- E também construir um Estádio de Futebol para sediarmos a Copa São Paulo de Futebol em Cotia. A cidade precisa de um equipamento desse tipo, pelo grande crescimento experimentado. Já está na hora de termos um estádio adequado e com todas as instalações necessárias.

 

Jornalista-Atípico
Whatsapp: 11-91281-4982
Portal de noticias: www.jornalimpactocotia.com.br
Instagram: @impactocotia
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário