Português (Brasil)

A adaptação escolar é um momento delicado e individual.

A adaptação escolar é um momento delicado e individual.

Compartilhe este conteúdo:

A adaptação escolar é um momento delicado e individual.

Considera-se adaptação escolar, o período que leva para os estudantes se familiarizarem com alguma coisa nova no mundo acadêmico. Essa fase necessita do apoio dos responsáveis e da escola, para que as crianças e jovens sejam acolhidas e motivadas na transição.

Nota-se que é a adaptação do estudante, ou seja, não são pessoas terceiras como professores e pais que devem determinar quanto tempo esse período irá durar. 

Nesse processo é fundamental que os estudantes possam contar com o acolhimento dos adultos, pois os alunos estarão adaptados quando se sentirem seguros na escola, nas aulas, com  os colegas, professores e até com eles mesmos.

Fácil não é, tão pouco será rápido em alguns casos. Porém, é de suma importância que o olhar de todos esteja voltado para essa necessidade. 

Na primeira infância, tudo é novo para as crianças. Pais e professores são quem podem ajudá-los com o apoio e a compreensão de que precisam em momentos como este. A  integração da criança  em uma escola deve ser feita gradualmente, isto é, passo a passo, sem pressa ou sobrecarga. É muito importante respeitar o tempo e as exigências de cada aluno em particular.

Confira abaixo 7 formas de  facilitar a adaptação escolar

1. Diálogo sobre a nova escola

2. Falar com o professor

3. Insira a criança no processo da mudança

4. A despedida pode ser diferente

5. Os pais devem investir em atividades para relaxar

6. Perguntas variadas à criança

7. Não associar a escola a castigo

Para uma melhor adaptação, é conveniente que o dia da aula não comece com pressões e atritos para sair de casa. Então não se apresse pela manhã. Se organizem no dia anterior, arrumando a mochila e material, por exemplo. Tente acordar as crianças ou o adolescente a tempo de tomar um café da manhã tranquilo e ir com tranquilidade para a escola. 

Planejamento, paciência e parceria entre família e escola são fundamentais para uma adaptação tranquila e efetiva, propiciando um momento favorável para o acolhimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

Para mais informações ou orientações, entre em contato!

Fernanda Martins (11) 98857-7878

Neuropsicopedagoga, educadora parental, escritora, palestrante e colunista.

@fernanda_neuropsicopedagoga

 

 

 

Compartilhe este conteúdo: