Contrato com a Viação Raposo Tavares foi renovado por mais 3 anos em 2024, mesmo após decisão que apontou falhas graves na licitação.

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✍ Por Vinicius Mororó

A concessão do transporte público em Cotia, firmada com a empresa Viação Raposo Tavares Ltda., tornou-se alvo de investigações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A licitação original e o contrato, assinados em 2014, foram julgados irregulares em 2022, mas, surpreendentemente, foram prorrogados em 2024. Agora, sob a nova gestão do prefeito Welington Formiga, o caso voltou à pauta do TCE-SP e pode ter desdobramentos judiciais.

🗂️ Histórico Completo da Concessão do Transporte Público de Cotia:

 2013 – Lançamento da Concorrência Pública nº 03/2013

  • Prefeito: Carlão Camargo (Antônio Carlos de Camargo)
  • A licitação para concessão do transporte coletivo impôs critérios que restringiram a competitividade:
    • Proibição de participação de consórcios.
    • Exigência de garagem prévia em Cotia.
    • Ausência do valor estimado da receita bruta mensal.

 30 de Abril de 2014 – Assinatura do Contrato com a Viação Raposo Tavares

  • Contrato nº 55/2014, com valor de R$ 23.240.000,00.
  • Assinado entre a Prefeitura e a Viação Raposo Tavares Ltda.
  • Objeto: concessão total do transporte público, com bilhetagem eletrônica, monitoramento e operação de linhas.

 2014 a 2016 – Execução sob Carlão Camargo

  • O contrato começou a ser executado durante o segundo mandato de Carlão Camargo.
  • Manutenção das cláusulas iniciais e reajustes previstos.

 2017 a 2024 – Gestão Rogério Franco

  • Prefeito: Rogério Franco
  • O contrato continuou ativo durante seus dois mandatos.
  • Nenhuma nova licitação foi lançada para o transporte durante esse período.

 19 de Julho de 2022 – TCE-SP Declara a Licitação e o Contrato Irregulares

  • Processo: TC-022039.989.21-5
  • A Primeira Câmara do TCE-SP, em decisão unânime, julgou a licitação e o contrato irregulares.
  • Irregularidades apontadas:
    • Falta de transparência no edital.
    • Restrições indevidas à concorrência.
    • Ausência de justificativas para outorga exclusiva.
    • Favorecimento potencial à empresa contratada.

 11 de Junho de 2024 – Rogério Franco Prorroga o Contrato

  • Mesmo com a decisão do TCE-SP, o então prefeito Rogério Franco assinou o 1º Termo Aditivo, prorrogando o contrato por mais 36 meses, até 2027.

 1º de Janeiro de 2025 – Posse do Novo Prefeito: Welington Formiga

  • Prefeito atual: Welington Formiga
  • Assume com o contrato prorrogado já em vigor.

 17 de Março de 2025 – Novo Processo no TCE-SP

  • Processo: 00013116.989.24-5
  • O TCE-SP abriu nova análise, agora sobre o aditivo contratual de 2024.
  • Conselheiro Renato Martins Costa determinou a notificação da empresa e seus representantes para apresentarem defesa.

Em 2022, o TCE-SP não deixou margem para dúvidas: a licitação conduzida em 2013, vencida pela Viação Raposo Tavares, restringiu a concorrência, omitiu dados obrigatórios no edital, impôs exigências ilegais e, em última instância, comprometeu a lisura do processo licitatório. Mesmo com essa decisão clara, a atual gestão municipal decidiu renovar os laços com a mesma empresa, como se nada tivesse acontecido.

🔎 Onde está a fiscalização?

O silêncio da Câmara Municipal diante da prorrogação levanta outro ponto preocupante: a omissão do Poder Legislativo local, cuja função é justamente fiscalizar os atos do Executivo. A sociedade cotiana merece transparência, prestação de contas e zelo pelo interesse coletivo e isso exige uma atuação ativa e vigilante dos vereadores, que devem ser cobrados pela população.

📅 Linha do Tempo: Concessão do Transporte Municipal de Cotia

DataEventoPrefeito Responsável
2013Lançamento da Concorrência Pública nº 03/2013Carlão Camargo
30/04/2014Assinatura do contrato nº 55/2014 com a Viação Raposo Tavares Ltda.Carlão Camargo
2014–2016Execução contratual com reajustes e obrigações operacionaisCarlão Camargo
2017–2024Continuidade da execução do contrato, sem nova licitaçãoRogério Franco
19/07/2022TCE-SP julga a licitação e o contrato irregulares (Proc. TC-022039.989.21-5)Rogério Franco
11/06/2024Prorrogação do contrato por 36 meses via 1º Termo AditivoRogério Franco
01/01/2025Posse de Welington Formiga como novo prefeito de CotiaWelington Formiga
17/03/2025Abertura de novo processo no TCE-SP (Proc. 00013116.989.24-5) para apurar o aditivo contratualWelington Formiga (em curso)
20/03/2025Publicação da notificação no Diário Oficial e tramitação em análiseWelington Formiga

⚖️ Segurança jurídica ou conveniência política?

O discurso da “continuidade do serviço público” pode até soar razoável à primeira vista. No entanto, renovar um contrato viciado, sem abrir nova licitação, equivale a validar a ilegalidade. A jurisprudência do próprio TCE-SP e dos Tribunais Superiores é firme em estabelecer que não se pode prorrogar aquilo que nasceu contaminado por irregularidades.

Essa conduta pode, inclusive, caracterizar ato de improbidade administrativa conforme previsto na Lei nº 14.230/2021, que alterou a antiga Lei de Improbidade. Se houver dolo (intenção) ou ao menos negligência em manter uma contratação irregular, os agentes públicos envolvidos podem ser responsabilizados civil, administrativa e até criminalmente.

Juristas e especialistas em administração pública alertam que prorrogar um contrato já declarado irregular compromete a legalidade do aditivo. A prática pode configurar:

  • Ato de improbidade administrativa (Lei nº 14.230/2021).
  • Descumprimento dos princípios da legalidade, moralidade e eficiência.
  • Danos ao erário por ausência de nova licitação.

 Um contrato que virou sintoma

A prorrogação de um contrato repleto de vícios, revela mais do que descaso técnico: mostra uma cultura de continuidade de erros administrativos com aparência de normalidade.

Cabe à gestão atual de Welington Formiga romper com esse ciclo. Uma nova licitação, transparente, competitiva e legal, não é apenas desejável é necessária. A cidade de Cotia precisa de um sistema de transporte que respeite o cidadão, o orçamento público e a legislação vigente.

A reportagem do Jornal Impacto Cotia continuará acompanhando os desdobramentos do novo processo no TCE-SP e eventuais investigações do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

2 comentários em “Contrato com a Viação Raposo Tavares foi renovado por mais 3 anos em 2024, mesmo após decisão que apontou falhas graves na licitação.”

  1. ROSEILDA TEIXEIRA LIMA

    Ja temos vários indícios e fatos sobre várias questões relacionadas a essa empresa…
    @Wellington Formiga porque renovou o contrato até 2027 ?

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