✍ Por Vinicius Mororó
A concessão do transporte público em Cotia, firmada com a empresa Viação Raposo Tavares Ltda., tornou-se alvo de investigações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A licitação original e o contrato, assinados em 2014, foram julgados irregulares em 2022, mas, surpreendentemente, foram prorrogados em 2024. Agora, sob a nova gestão do prefeito Welington Formiga, o caso voltou à pauta do TCE-SP e pode ter desdobramentos judiciais.
🗂️ Histórico Completo da Concessão do Transporte Público de Cotia:
2013 – Lançamento da Concorrência Pública nº 03/2013
- Prefeito: Carlão Camargo (Antônio Carlos de Camargo)
- A licitação para concessão do transporte coletivo impôs critérios que restringiram a competitividade:
- Proibição de participação de consórcios.
- Exigência de garagem prévia em Cotia.
- Ausência do valor estimado da receita bruta mensal.
30 de Abril de 2014 – Assinatura do Contrato com a Viação Raposo Tavares
- Contrato nº 55/2014, com valor de R$ 23.240.000,00.
- Assinado entre a Prefeitura e a Viação Raposo Tavares Ltda.
- Objeto: concessão total do transporte público, com bilhetagem eletrônica, monitoramento e operação de linhas.
2014 a 2016 – Execução sob Carlão Camargo
- O contrato começou a ser executado durante o segundo mandato de Carlão Camargo.
- Manutenção das cláusulas iniciais e reajustes previstos.
2017 a 2024 – Gestão Rogério Franco
- Prefeito: Rogério Franco
- O contrato continuou ativo durante seus dois mandatos.
- Nenhuma nova licitação foi lançada para o transporte durante esse período.
19 de Julho de 2022 – TCE-SP Declara a Licitação e o Contrato Irregulares
- Processo: TC-022039.989.21-5
- A Primeira Câmara do TCE-SP, em decisão unânime, julgou a licitação e o contrato irregulares.
- Irregularidades apontadas:
- Falta de transparência no edital.
- Restrições indevidas à concorrência.
- Ausência de justificativas para outorga exclusiva.
- Favorecimento potencial à empresa contratada.
11 de Junho de 2024 – Rogério Franco Prorroga o Contrato
- Mesmo com a decisão do TCE-SP, o então prefeito Rogério Franco assinou o 1º Termo Aditivo, prorrogando o contrato por mais 36 meses, até 2027.
1º de Janeiro de 2025 – Posse do Novo Prefeito: Welington Formiga
- Prefeito atual: Welington Formiga
- Assume com o contrato prorrogado já em vigor.
17 de Março de 2025 – Novo Processo no TCE-SP
- Processo: 00013116.989.24-5
- O TCE-SP abriu nova análise, agora sobre o aditivo contratual de 2024.
- Conselheiro Renato Martins Costa determinou a notificação da empresa e seus representantes para apresentarem defesa.
Em 2022, o TCE-SP não deixou margem para dúvidas: a licitação conduzida em 2013, vencida pela Viação Raposo Tavares, restringiu a concorrência, omitiu dados obrigatórios no edital, impôs exigências ilegais e, em última instância, comprometeu a lisura do processo licitatório. Mesmo com essa decisão clara, a atual gestão municipal decidiu renovar os laços com a mesma empresa, como se nada tivesse acontecido.
🔎 Onde está a fiscalização?
O silêncio da Câmara Municipal diante da prorrogação levanta outro ponto preocupante: a omissão do Poder Legislativo local, cuja função é justamente fiscalizar os atos do Executivo. A sociedade cotiana merece transparência, prestação de contas e zelo pelo interesse coletivo e isso exige uma atuação ativa e vigilante dos vereadores, que devem ser cobrados pela população.
📅 Linha do Tempo: Concessão do Transporte Municipal de Cotia
Data | Evento | Prefeito Responsável |
2013 | Lançamento da Concorrência Pública nº 03/2013 | Carlão Camargo |
30/04/2014 | Assinatura do contrato nº 55/2014 com a Viação Raposo Tavares Ltda. | Carlão Camargo |
2014–2016 | Execução contratual com reajustes e obrigações operacionais | Carlão Camargo |
2017–2024 | Continuidade da execução do contrato, sem nova licitação | Rogério Franco |
19/07/2022 | TCE-SP julga a licitação e o contrato irregulares (Proc. TC-022039.989.21-5) | Rogério Franco |
11/06/2024 | Prorrogação do contrato por 36 meses via 1º Termo Aditivo | Rogério Franco |
01/01/2025 | Posse de Welington Formiga como novo prefeito de Cotia | Welington Formiga |
17/03/2025 | Abertura de novo processo no TCE-SP (Proc. 00013116.989.24-5) para apurar o aditivo contratual | Welington Formiga (em curso) |
20/03/2025 | Publicação da notificação no Diário Oficial e tramitação em análise | Welington Formiga |
⚖️ Segurança jurídica ou conveniência política?
O discurso da “continuidade do serviço público” pode até soar razoável à primeira vista. No entanto, renovar um contrato viciado, sem abrir nova licitação, equivale a validar a ilegalidade. A jurisprudência do próprio TCE-SP e dos Tribunais Superiores é firme em estabelecer que não se pode prorrogar aquilo que nasceu contaminado por irregularidades.
Essa conduta pode, inclusive, caracterizar ato de improbidade administrativa conforme previsto na Lei nº 14.230/2021, que alterou a antiga Lei de Improbidade. Se houver dolo (intenção) ou ao menos negligência em manter uma contratação irregular, os agentes públicos envolvidos podem ser responsabilizados civil, administrativa e até criminalmente.
Juristas e especialistas em administração pública alertam que prorrogar um contrato já declarado irregular compromete a legalidade do aditivo. A prática pode configurar:
- Ato de improbidade administrativa (Lei nº 14.230/2021).
- Descumprimento dos princípios da legalidade, moralidade e eficiência.
- Danos ao erário por ausência de nova licitação.
Um contrato que virou sintoma
A prorrogação de um contrato repleto de vícios, revela mais do que descaso técnico: mostra uma cultura de continuidade de erros administrativos com aparência de normalidade.
Cabe à gestão atual de Welington Formiga romper com esse ciclo. Uma nova licitação, transparente, competitiva e legal, não é apenas desejável é necessária. A cidade de Cotia precisa de um sistema de transporte que respeite o cidadão, o orçamento público e a legislação vigente.
A reportagem do Jornal Impacto Cotia continuará acompanhando os desdobramentos do novo processo no TCE-SP e eventuais investigações do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).
2 comentários em “Contrato com a Viação Raposo Tavares foi renovado por mais 3 anos em 2024, mesmo após decisão que apontou falhas graves na licitação.”
Ja temos vários indícios e fatos sobre várias questões relacionadas a essa empresa…
@Wellington Formiga porque renovou o contrato até 2027 ?
WELINGTON FORMIGA não RENOVOU CONTRATO ALGUM, FOI O GOVERNO ANTERIOR, LEIA A MATÉRIA, POIS É BEM CLARO !