
Professor de licença médica vence reality show e causa debate sobre saúde mental
Um professor de uma escola pública da Alemanha que estava de licença médica há um ano venceu um reality show de culinária, e a participação do docente na competição reacendeu uma polêmica no país.
O caso levantou uma discussão que pautou até debates entre deputados estaduais no país, considerando que o profissional, de 35 anos, é funcionário público.
Além disso, o tema das licenças médicas é polêmico na Alemanha.
Um caso que se tornou público recentemente expôs que uma professora ficou de licença remunerada por 16 anos, sem nunca ter precisado passar por um perito.
Síndrome de burnout é considerada doença ocupacional
Marley Lima/SupCom-ALE-RR
Já no caso mais recente, há uma divisão na opinião pública.
De um lado, os números demonstram o cenário: só na Renânia do Norte-Vestfália, estado onde o docente mora, mais de 1.300 funcionários públicos estão de licença há mais de seis meses. E só metade foi ao médico perito do estado.
De outro, a defesa pelo direito: boa parte da população não concorda com a polêmica do caso e acredita que a discussão é vazia. Alguns apontam que a licença pode ter sido dada ao professor por burnout, depressão ou qualquer outra doença psíquica — motivos válidos para o afastamento das atividades profissionais.
Sala de aula no RS
Agência RBS
Além disso, o sistema educacional alemão está com déficit de 11 mil professores, o que, segundo alguns, está causando sobrecarga e colapso mental nos profissionais em atuação.
Há ainda quem defenda que o direito do professor de exercer um hobby, e critique o fato de o colocarem no centro de um debate polêmico, especialmente sem saber o que o levou à licença médica.
LEIA TAMBÉM: Escola flutuante leva educação para crianças em área remota de Bangladesh
Escola flutuante leva educação para crianças em área remota
Professor de licença médica vence reality show e causa debate sobre saúde mental
PUBLICIDADE
Mais recentes
PUBLICIDADE