Espaço cultural será revitalizado com melhorias em acessibilidade, acervo e infraestrutura; projeto foi idealizado por artistas locais
COTIA – ✍ Por Vinicius Mororó – Jornalista Atípico
A tradicional Biblioteca Municipal Manuel Batista Cepelos, localizada no Parque Bahia, em Cotia, está passando por um amplo processo de reforma. Considerado um dos principais polos culturais da cidade, o espaço será reestruturado para melhor atender a população e ampliar as atividades culturais gratuitas oferecidas no local.
A reforma foi viabilizada com recursos do Programa de Ação Cultural (PROAC) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), ambos do Governo do Estado de São Paulo. O projeto foi idealizado pelos artistas cotianos Cilene e Vinícius (mãe e filho), que assinam a autoria da proposta cultural aprovada pelos editais estaduais. A iniciativa tem o acompanhamento da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia.
Entre as melhorias previstas, estão a pintura interna completa, a troca de todas as estantes de livros, a instalação de novas luminárias, mais pontos de energia elétrica, ampliação da área com computadores, além da reorganização da sala de cinema e eventos para tornar o espaço mais funcional e acolhedor.
O projeto também contempla a substituição dos vasos sanitários e a instalação de barras de acessibilidade nos banheiros e espaços culturais, garantindo inclusão e segurança para pessoas com mobilidade reduzida.
Durante a execução das obras, a biblioteca permanecerá fechada ao público, com previsão de reabertura para a segunda quinzena de junho.
A Biblioteca Batista Cepelos é um dos equipamentos culturais mais relevantes da cidade. Além de oferecer um vasto acervo literário, o espaço abriga oficinas semanais, cursos de formação, apresentações artísticas, exibição de filmes e encontros literários, sendo um ponto de referência para estudantes, professores e artistas.
“Com a revitalização, queremos que a população tenha uma biblioteca ainda mais acessível, moderna e acolhedora. Cotia valoriza sua cultura e investe nos seus espaços públicos como forma de transformação social”, destacou a Secretaria de Cultura.
A reforma reforça o compromisso do município com a democratização do acesso à leitura, à arte e à cultura, consolidando a Biblioteca Batista Cepelos como um lugar vivo, de encontros, saberes e afetos.