REUNIÃO DA COMISSÃO DE SEGURANÇA ESCOLAR DECRETO LEGISLATIVO 2/2023

REUNIÃO DA COMISSÃO DE SEGURANÇA ESCOLAR DECRETO LEGISLATIVO 2/2023

Compartilhe este conteúdo:

REUNIÃO DA COMISSÃO DE SEGURANÇA ESCOLAR Decreto Legislativo 2/2023

Com a presença de várias autoridades e vereadores, Comissão que analisa o problema da Segurança Escolar do Município se reuniu na tarde de ontem, 17 de abril, ouvindo convidados.


A Comissão criada pelo Decreto Legislativo 2/2023, da Câmara Municipal, para análise, estudos e formulação de propostas para proteção dos escolares do município, se reuniu ontem às 16 horas, para a primeira audiência pública.

Na abertura da reunião, o presidente da Comissão, vereador Sergio Folha, explicou que a comissão foi criada preventivamente, tendo em vista os atos criminosos ocorridos ultimamente por todo o Brasil, vitimando escolares e crianças inocentes. Nas palavras do vereador, o importante é prevenir, não remediar – e para isso foi criada a comissão.
Da Comissão, estavam presentes o presidente Folha e os vereadores Iran Soares e Sandrinho Santos. Os demais membros, Professor Osmar e Luís Gustavo, justificaram sua ausência.

Estavam presentes ainda o Presidente da Câmara, Marcinho Prates e os vereadores Iran Soares, Johnny Santos, Edson Silva,  Peka Santos, Sandrinho e Paulinho Lenha.,como convidados, compareceram o Secretário da Segurança Pública Municipal, Almir Rodrigues, o Capitão comandante da Polícia Militar de Cotia e Carapicuiba, Ivan Aparecido de Almeida, Leandro Marques Yoshiuzumi, representando o Secretário da Educação, que não compareceu, a Conselheira Tutelar de Cotia Sandra Regina Santana Cruz e as Conselheiras Tutelares de Caucaia do Alto, Natalia Olivia Ferreira, Priscila Soares, Martha Aparecida Marciano Cavalcante, Cristiane de Almeida Soares e  Luana de Carvalho. O presidente da comissão pediu que aqueles que fossem se pronunciar fizessem, antes, breve apresentação e considerações; em seguida, passou a palavra ao representante do Secretário de Educação e, subsequentemente, às conselheiras tutelares, ao Comandante da PM de Cotia, e ao Secretário da Segurança Pública de Cotia.

Todos expuseram seus pontos de vista iniciais e responderam a questionamentos da Comissão. Ao final dos trabalhos, o presidente agradeceu a presença dos convidados, informando que irá expedir ofícios requisitando mais informações a respeito de algumas considerações feitas e que pretende ouvir, nas próximas reuniões, psiquiatras, gestores escolares e autoridades policiais.

Informou ainda que, além dos dirigentes estaduais, pretende convidar também os diretores e proprietários das escolas de ensino particulares do município. 
Durante a sessão, ponto importante destacado pelas autoridades presentes foi que as Inteligências da Polícia Militar, da Polícia Civil e Guarda Municipal não detectaram qualquer indício de ataque iminente; o Secretário de Segurança de Cotia informou que praticamente todo o efetivo está atento a qualquer anormalidade detectada perto das escolas, assim como o comandante da Polícia Militar informou que também que sua corporação está muito voltada à segurança das escolas.

Almir Rodrigues destacou que um ponto muito importante tomado pelo governo municipal foi a instalação de totens de segurança em102 escolas, permitindo o monitoramento em tempo real da escola e suas proximidades, elevando o nível de segurança dos escolares e que, após a instalação, reduziram-se muito as ocorrências envolvendo escolas de Cotia onde os totens foram instalados

Compartilhe este conteúdo: