Salvador é a única cidade da América Latina a alcançar redução superior a 30% das emissões de gases de efeito estufa.

O reconhecimento internacional colocou a capital baiana entre as 11 cidades do mundo que mais diminuíram as emissões, ao lado de metrópoles como Paris, Londres, Sydney e São Francisco.
Os dados fazem parte do relatório da rede global batizada como C40, que reúne os prefeitos das maiores cidades do mundo na capital fluminense.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse que o resultado foi obtido por meio de “investimentos em mobilidade limpa, eficiência energética, gestão de resíduos e ampliação das áreas verdes”.
Entre as ações adotadas pela Prefeitura de Salvador, estão: a substituição da iluminação pública por tecnologia LED; incentivos no IPTU, que estimulam práticas sustentáveis nas edificações; além da ampliação da infraestrutura para bicicletas e ônibus elétricos.
Para o secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal, Ivan Euler, o reconhecimento também é um chamado para “a transição à uma economia de baixo carbono, com inclusão social e justiça climática”.
Foram analisados dados até fevereiro deste ano. De acordo com o estudo, as cidades da rede C40 estão reduzindo suas emissões per capita cinco vezes mais rápido do que a média global.
COP30
Quer saber mais sobre questões relacionadas ao meio ambiente? Acompanhe a cobertura especial da Conferência do Clima, a COP30, que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
1:19