Tribos nas Trilhas da Cidadania impactou mais de 1600 jovens em 2022
Projeto da Parceiros Voluntários reuniu mais de 483 estudantes em 2022
Tribos nas Trilhas da Cidadania impactou mais de 1600 jovens em 2022
Projeto da Parceiros Voluntários reuniu mais de 483 estudantes em 2022
Em quase duas décadas, o projeto Tribos Nas Trilhas da Cidadania, realizado pela Parceiros Voluntários (PV), consagrou-se como o maior movimento de voluntariado jovem do país. Em 19 anos de história, já são mais de 6 mil estudantes capacitados, 3 mil educadores qualificados, 3 mil instituições de ensino mobilizadas e 174 mil participantes nas ações sociais. No ano passado, foram capacitados mais de 4.200 estudantes de seis estados brasileiros. De maio a dezembro, 63 turmas de alunos, em 80 cidades, concluíram sua jornada com ações de impacto social desenvolvidas em suas comunidades.
"Organizados em três trilhas - Educação para a paz, Cultura e Meio Ambiente -- os estudantes aprendem a identificar as demandas sociais das suas cidades, desenvolvem projetos voluntários e colocam a mão na massa. É o processo de transformação social acontecendo diante dos nossos olhos, e ele é inspirador", conta Daniel Santoro, presidente do conselho administrativo da PV.
As ações são resultado dos projetos Tribos e Teatro, Nas Trilhas da Cidadania e Tribos Jovens Empreendedores. O primeiro foi realizado entre os meses de maio a dezembro de 2022 em 21 escolas públicas de Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia. Já o projeto Nas Trilhas da Cidadania (fotografia) foi realizado de outubro a dezembro em Brasília. E Tribos nas Trilhas da Cidadania -- Educação Empreendedora realizou seu segundo ano de atividades em 170 escolas do Rio Grande do Sul, capacitando cerca de 750 jovens. Para concluir a jornada que iniciou em 2021, em 2023 será a vez das Técnicas Empreendedoras, que suscitarão o pensamento ético e responsável, a aprendizagem com a experiência, visão, conhecimento básico financeiro e econômico, planejamento e gestão, com o objetivo de finalizar a formação de lideranças. "A proposta inovadora e a ideia de mudar o mundo com pequenas e diárias ações me levou a inscrever minha instituição e acompanhar os alunos em Tribos Jovens Empreendedores. A partir do instante em que iniciamos as primeiras capacitações, pude notar que os estudantes começaram a ter mais proatividade, criatividade, a se preocupar com o mundo à sua volta, a ter autonomia e a serem responsáveis, verdadeiros protagonistas das suas próprias histórias", conta a educadora Maruá Lock, do Colégio Tiradentes de Santa Maria (RS).
Shirlei Daudt Rodrigues Leal, professora da Escola Paulo Freire, em Brasília, compartilha sua experiência com o projeto Nas Trilhas da Cidadania: "É a primeira vez que participo de Tribos. Sempre procuro parcerias para incrementar meu trabalho e o repertório da escola. As capacitações trouxeram dinâmicas, reflexões e práticas novas para os estudantes ampliarem seus horizontes. (...) foi entusiasmante para a comunidade escolar ver o resultado do trabalho em exposições. Esse protagonismo juvenil deve ser incentivado constantemente, desde o primeiro ano. Vemos que eles ampliam o engajamento participando de diversos projetos como esse", conclui.
Além dessas atividades, em dezembro de 2022 teve início o projeto Tribos Educação Infantil, voltado para escolas comunitárias de Porto Alegre que envolve 20 educadores e conta com a participação de 150 crianças de 4 a 5 anos e 11 meses. O projeto segue sendo realizado durante o primeiro semestre deste ano.
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há 25 anos no Rio Grande do Sul, com atuação em todo o Brasil. Atua com foco no desenvolvimento social sustentável das comunidades e territórios, através da cocriação de tecnologias sociais, projetos e soluções customizadas para seus parceiros -- sejam eles empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e para indivíduos que desejam exercer a prática do voluntariado - gerando impacto positivo para todo o ecossistema social.
Conheça os projetos:
Tribos & Teatro: A potência cultural das artes cênicas e da dramaturgia como ferramenta de conscientização e transformação social é a principal proposta de Tribos & Teatro. O projeto contemplou educadores e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de quatro cidades brasileiras: Aracaju, Curitiba, Belo Horizonte e Goiânia. Através do acesso a informações sobre cultura, especialmente as artes cênicas, os estudantes puderam ampliar suas visões de mundo e fortalecer suas identidades, por meio de vivências culturais, como oficinas e espetáculos teatrais.
Nas Trilhas da Cidadania: A proposta do projeto Nas Trilhas da Cidadania é explorar a potência cultural das artes visuais e da fotografia documental como ferramenta de conscientização e transformação social, A iniciativa contemplou mais de 150 educadores e alunos de cinco escolas em Brasília. Após a realização de capacitações e oficinas gratuitas de fotografia, chegou a hora de conhecer o resultado de todo o trabalho realizado em uma exposição com fotos produzidas pelos próprios estudantes, que ocorreu entre os dias 1º e 15 de dezembro no Metrô - Estação Galeria/Brasília.
Tribos Educação Infantil: Desenvolver habilidades e potencialidades com foco em cultura, meio ambiente e educação para a paz, na cidade de Porto Alegre (RS), em crianças de 4 a 5 anos e 11 meses, é o objetivo de Tribos Educação Infantil. As escolas de educação infantil possuem um importante papel na vida das crianças ao desempenhar três funções principais: social, política e pedagógica. Desta forma, estes espaços passam a ser utilizados como lugares de promoção de uma educação em valores pautada na participação e na brincadeira das crianças. Para isso, a ONG Parceiros Voluntários executa ações da Tecnolgia Social Tribos nas Trilhas da Cidadania, com base nas recomendações da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) com foco na educação infantil como forma de proporcionar ações continuadas e sistemáticas as demandas da rede de atendimento, no desenvolvimento de habilidades e potencialidades em cultura e educação. Bem como capacitação em gestão para gestores e equipe técnica.