Divulgação da pesquisa DataSUS sobre acidentes na infância e adolescência
Divulgação da pesquisa DataSUS sobre acidentes na infância e adolescência
A Aldeias Infantis SOS, por meio do Instituto Bem Cuidar (IBC), apresentará nesta sexta-feira, 19 de maio, às 10h30, o painel "Acidentes na Infância e Adolescência: Análise sobre lesões não intencionais de 0 a 14 anos", com os dados da última pesquisa DataSUS.
O levantamento indica que, somente em 2022, foram registrados 109.988 casos de internações de crianças e adolescentes no Brasil, causadas por acidentes (lesões não intencionais).
As quedas respondem por 43% das ocorrências, enquanto as queimaduras são responsáveis por 20% e os sinistros de trânsito, por 10% do universo avaliado.
Serviço:
Painel "Acidentes na Infância e Adolescência: Análise sobre lesões não intencionais de 0 a 14 anos"
Data: 19 de maio (sexta-feira)
Horário: 10h30
Local: CEU Inácio Monteiro
Endereço: R. Barão Barroso do Amazonas, s/n - Guaianases (SP)
Sobre o Instituto Bem Cuidar
O Instituto Bem Cuidar (IBC) é uma unidade meio da Aldeias Infantis SOS que se dedica a proteger e cuidar da infância e juventude. Como organização da sociedade civil, o IBC é responsável por gerenciar conhecimento, pesquisa, consultoria e desenvolvimento de competências e, assim, disseminar uma cultura de cuidado a crianças e jovens.
Em junho de 2021, o Instituto recebeu o legado da ONG Criança Segura, como parte do enfoque de atuação nos Entornos Seguros e Protetores, a fim de oferecer serviços de diagnóstico e mapeamento de riscos. O objetivo do IBC é contribuir para a prevenção de acidentes, por meio de treinamentos preventivos e conteúdos digitais educativos, além de prover informações e dados sobre proteção e cuidado infantil.
Sobre a Aldeias Infantis SOS
A Aldeias Infantis SOS (SOS Children's Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência.
Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 55 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades de Norte a Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.