PPA participativo ouve demandas e sugestões dos três estados da Região Sul
PPA participativo ouve demandas e sugestões dos três estados da Região Sul Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre se somam às estações da caravana do Governo Federal que percorre o país para construir o orçamento mais plural e transparente da história
PPA participativo ouve demandas e sugestões dos três estados da Região Sul
Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre se somam às estações da caravana do Governo Federal que percorre o país para construir o orçamento mais plural e transparente da história
Aperspectiva de um país mais plural, transparente e capaz de ouvir todos os setores da sociedade civil chegou, nos últimos dois dias, aos três estados da Região Sul. O PPA Participativo realizou suas plenárias em Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) na sexta-feira (7/7) e em Porto Alegre (RS) no sábado (8/7) para incentivar a participação social na determinação das prioridades do Governo Federal para os próximos quatro anos no Plano Plurianual.
"Esse PPA é muito importante. É o momento em que estamos reabrindo o debate no nosso país. Estamos reescrevendo um novo capítulo da história do Brasil a várias mãos, as mãos do povo e as mãos do governo" Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência
Ministros de estado, representantes dos governos estadual e dos municípios e dezenas de representantes da sociedade civil deram seu recado, explanaram suas demandas e fizeram chegar ao Governo Federal as perspectivas mais importantes que enxergam para o país que sonham. Demandas que passam por temas como educação, saúde, segurança, direitos humanos, economia criativa, cultura, povos indígenas, turismo, agricultura, esporte, pesca e muitos outros.
“Esse PPA é muito importante. É o momento em que estamos reabrindo o debate no nosso país. Foram seis anos de obstrução da participação popular. Conselhos esvaziados, conferências interditadas. E hoje, estamos reescrevendo um novo capítulo da história do Brasil a várias mãos, as mãos do povo e as mãos do governo. Participem e construam esse momento com a importância que ele tem", afirmou o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência.
Para a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, a mobilização nacional mostra que o país está voltando aos trilhos, ao rumo certo. “Eu quero dizer a vocês que quem apostar contra o Brasil vai se dar mal e perder dinheiro. O Brasil já está dando certo. Em seis meses, todos os programas sociais, que nos últimos quatro anos foram enterrados, foram recuperados. A inflação caindo, o desemprego caindo, o dólar caindo, o desmatamento caindo. Olha o que está subindo: o prestígio do Brasil em relação ao mundo, porque hoje protegemos o meio ambiente numa agricultura sustentável”, registrou.
PLATAFORMA - Além das plenárias presenciais que estão passando pelas 27 Unidades Federativas do Brasil, a participação popular pode ser feita a partir da plataforma Brasil Participativo, que está aberta até 14 de julho. Na manhã deste domingo (9/7), por lá já tinham sido enviadas 5.894 propostas, a partir de 2,8 milhões de acessos de 834 mil participantes, que registraram 906 mil votos em propostas já organizadas.
COMO PARTICIPAR — O PPA Participativo é uma iniciativa para que a sociedade civil participe das decisões sobre quais devem ser as prioridades da gestão pública nos próximos quatro anos. Neste ano, o PPA participativo tem três formas de participação social: através dos três Fóruns Interconselhos; das plenárias presenciais nos estados; e pela plataforma Brasil Participativo.