Português (Brasil)

Ministro Wellington Dias leva experiência do Brasil no combate à fome para reunião da CELAC no Chile

Ministro Wellington Dias leva experiência do Brasil no combate à fome para reunião da CELAC no Chile

Na próxima terça-feira (16.01), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, se reunirá com ministros e autoridades da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) para debater ações de segurança alimentar e nutricional e erradicação da fome na região.

Compartilhe este conteúdo:

 Ministro Wellington Dias leva experiência do Brasil no combate à fome para reunião da CELAC no Chile


Na próxima terça-feira (16.01), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, se reunirá com ministros e autoridades da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) para debater ações de segurança alimentar e nutricional e erradicação da fome na região. O encontro será realizado em colaboração com o governo chileno, em Santiago.
 

O objetivo da reunião é discutir o "Plano CELAC de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2030", e aproveitar a experiência coletiva dos países da região para abordar questões urgentes relacionadas aos contextos e desafios para a segurança alimentar e nutricional.

Além de compartilhar experiências exitosas do Brasil na área de combate à fome e erradicação da pobreza, um dia antes do evento da CELAC, na segunda-feira (15.01), Wellington Dias participará de agendas bilaterais com o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, o subdiretor-geral e representante regional da FAO na América Latina, Mário Lubetkin, e com a ministra do Desenvolvimento Social e Família chilena, Javiera Toro Cáceres.

Na oportunidade, além de apresentar as propostas do governo brasileiro para garantir o direito à alimentação e a uma vida com dignidade, o ministro Wellington Dias também conhecerá experiências de seguridade alimentar desenvolvidas pelo governo local, como o Banco de Alimentos do Chile.

O objetivo é trocar experiências nas áreas de combate à fome, proteção social e dinamização das economias locais a partir de políticas públicas que garantam a dignidade e os direitos humanos fundamentais de todos e todas.

"A troca de experiências para combater a fome e garantir a inclusão dos mais pobres na economia é fundamental para garantir que o Brasil, o Chile e os demais países da nossa América Latina estejam unidos nessa missão", afirmou Wellington Dias.

Aliança Global

O direito à alimentação e a uma vida com dignidade está no centro das propostas da presidência brasileira à frente do G20, grupo que reúne as maiores economias do planeta. A proposta brasileira é criar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a ser lançada na Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro.

No Brasil, a missão de articular e formar a aliança é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). "Queremos, com uma aliança global, dar suporte e impulso político, recursos financeiros e cooperação técnica para apoiar a implementação direta de políticas de sucesso comprovado, em cada país que quiser participar. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é o caminho para trabalharmos juntos e focados em vencer esse desafio", explicou o ministro Wellington Dias.

Serviço

Segunda-feira (15.01)

Reuniões bilaterais
9h30 - Reunião com o ministro da Agricultura do Chile
11h - Reunião com o subdiretor-geral da FAO na América Latina e Caribe
14h30 - Reunião com a ministra do Desenvolvimento Social e Família do Chile

15h30 - Visita de campo para conhecer experiências de segurança alimentar no Chile
Terça-feira (16.01)
8h30 - Reunião ministerial da CELAC: "A Agricultura Une as Pessoas - Segurança Alimentar e Nutricional para as Américas"
14h - Visita ao Banco de Alimentos do Chile
*Obs.: Santiago e Brasília possuem o mesmo fuso horário
Compartilhe este conteúdo: