A IMPORTÂNCIA DAS FÉRIAS ESCOLARES

A IMPORTÂNCIA DAS FÉRIAS ESCOLARES

Data de Publicação: 16 de janeiro de 2024 14:27:00 As férias escolares são pausas necessárias que oferecem vários benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e adolescentes. Um deles é o convívio familiar e a ampliação no relacionamento com família e amigos.

Compartilhe este conteúdo:

 

A IMPORTÂNCIA DAS FÉRIAS ESCOLARES

Crianças de férias por aí? Sonho ou pesadelo? Para muitas famílias é um momento complexo, pois precisam equilibrar o trabalho e as crianças em casa. Outras que também estão de férias, enfrentam o desafio de pensar em inúmeras atividades para entreter as crianças ou mesmo tirá-las das telas. Independente de qual for seu caso, preciso te falar da importância das férias escolares para crianças e adolescentes. Vamos lá?

As férias escolares são pausas necessárias que oferecem vários benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e adolescentes. Um deles é o convívio familiar e a ampliação no relacionamento com família e amigos. 

Durante as férias, o cérebro tem a oportunidade de consolidar e organizar as informações aprendidas, promovendo uma melhor retenção de conhecimento em longo prazo. Com mais tempo para o lazer, a criança também desenvolve a memória, a concentração e a socialização.

É um momento de descanso, porém, mais que isso, é uma oportunidade de relaxar a mente, adquirir novos conhecimentos e fugir da rotina. 

A ruptura nas obrigações diárias como acordar cedo, ter horários para cumprir, tarefas e atividades determinadas é essencial para aliviar a tensão,  combater o estresse e o cansaço. 

Por isso, tirar férias e descansar os neurônios é tão importante. Os neurocientistas descobriram que a atividade cerebral se reorganiza completamente durante este período. Diversas pesquisas científicas revelaram que as áreas ativadas no cérebro quando estamos descansando são diferentes das áreas ativadas quando estamos trabalhando.

Esse período é, inclusive, fundamental para favorecer um bom rendimento no ano letivo. 

Recarregar a “bateria” faz toda a diferença na volta às aulas. 

 

Colunista:
 
Fernanda Martins
 
Neuropsicopedagoga e Educadora Parental
 
Imagem da Galeria Fernanda Martins Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário