Volta às aulas: com alta de até 9% nos preços dos materiais escolares, varejo online é alternativa com descontos e vantagens

Volta às aulas: com alta de até 9% nos preços dos materiais escolares, varejo online é alternativa com descontos e vantagens

Data de Publicação: 13 de janeiro de 2025 12:38:00 Cadernos, livros, uniformes e outros artigos movimentaram mais de R$ 49 bilhões em 2024, com impacto de 85% no orçamento das famílias

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Volta às aulas: com alta de até 9% nos preços dos materiais escolares, varejo online é alternativa com descontos e vantagens
 

Cadernos, livros, uniformes e outros artigos movimentaram mais de R$ 49 bilhões em 2024, com impacto de 85% no orçamento das famílias
 

Após as vendas de fim de ano, o varejo redireciona seus esforços para um segmento específico que desponta no mês de janeiro: materiais escolares. Esse momento é especialmente desafiador para pais e responsáveis, que enfrentam a necessidade de equilibrar o orçamento familiar enquanto buscam itens necessários para o ano de estudos. Neste contexto, as compras online emergem como uma aliada fundamental, proporcionando praticidade e a possibilidade de economizar por meio de descontos e vantagens exclusivas.

Este ano, de acordo com projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os itens das listas de materiais escolares devem registrar um aumento entre 5% e 9% nos preços, em relação ao ano passado, impulsionados por itens cuja precificação depende da cotação do dólar, como tinta, papel e outros insumos importados.

Para Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, "esse cenário requer atenção redobrada dos consumidores e disposição para buscar alternativas". Dados do Instituto Locomotiva e QuestionPro divulgados no início deste ano, mostram que os gastos com esses produtos representaram impacto de 85% do orçamento das famílias brasileiras em 2024 e movimentaram R$ 49,3 bilhões.

"Com essa tendência de aumento, os consumidores devem pesquisar novas possibilidades de compras e buscar ofertas com descontos e vantagens para economizar. Utilizar aplicativos de comparação de preços podem facilitar essa tarefa. Promoções que incluem o frete grátis também pode resultar em uma economia significativa ao final do mês", diz o executivo.

Ainda segundo o executivo, "o varejo online desponta como uma alternativa para economizar. Muitas lojas virtuais já oferecem programas de benefícios que podem acumular pontos, cashback e outras vantagens que podem reduzir o impacto no orçamento como um todo".

Comércio deve apostar na versatilidade e na presença online

Para os varejistas, o desafio está em se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor. Neste sentido, o executivo destaca a importância de estratégias omnichannel e do uso do retail media. "O consumidor que inicia sua experiência de compra em uma loja física deve ter a mesma facilidade e qualidade de interação nos canais digitais. "Trata-se de um momento oportuno para atrair o cliente e criar um relacionamento duradouro com o público", avalia.
 

Entre as principais recomendações para os varejistas, estão:

  • Manter presença em canais digitais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e outras plataformas, para se conectar com os consumidores;
  • Investir em retail media, uma forma de propaganda de digital para posicionar a marca e o produto em espaços estratégicos no meio online, maximizando visibilidade, conversão e melhorando a experiência do cliente ao mesmo tempo;
  • Integrar ações de marketing, publicidade e programas de benefícios, garantindo um atrativo contínuo;
  • Fazer pesquisas de mercado para compreender o comportamento de compra do consumidor e personalizar a experiência de compra.

Sobre a Tenerity

A Tenerity é uma multinacional americana com sede em Stamford, especializada em Customer Engagement, que vem aprimorando o valor das relações que as marcas têm com seus clientes há pelo menos 50 anos. Atualmente presente em 15 países, incluindo França, Espanha, Reino Unido, Brasil e outros. Especialista em aumento de retenção e geração de receita incremental, a Tenerity ajuda os seus clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo, com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes. Desde 2012 no Brasil, permite aos e-commerces rentabilizarem e melhorarem suas propostas de valor por meio da receita extra gerada através da monetização da página de confirmação com uma solução de Retail Media.

Imagem da Galeria Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil
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