CCR Mobilidade realizou mais de 30 mil atendimentos em 2024 com o Programa Caminhos para a Saúde, oferecendo serviços gratuitos

CCR Mobilidade realizou mais de 30 mil atendimentos em 2024 com o Programa Caminhos para a Saúde, oferecendo serviços gratuitos

Pressão arterial alterada foi detectada em 50% dos participantes, sobrepeso em 40%, e a maioria dos atendidos tinha mais de 60 anos.

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CCR Mobilidade realizou mais de 30 mil atendimentos em 2024 com o Programa Caminhos para a Saúde, oferecendo serviços gratuitos

Pressão arterial alterada foi detectada em 50% dos participantes, sobrepeso em 40%, e a maioria dos atendidos tinha mais de 60 anos.

 

São Paulo, janeiro de 2024 – Com 30.652 atendimentos realizados em estações de metrô, trens e barcas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, o Programa Caminhos para a Saúde revelou dados alarmantes em 2024: 50% dos participantes apresentaram pressão arterial alterada, enquanto 40% estavam com sobrepeso. Esses números reforçam a importância de iniciativas voltadas à saúde preventiva em locais de grande circulação. Alterações nos níveis de glicemia também foram frequentes, 12% apresentaram índices fora dos parâmetros. Por fim, cerca de 11% dos participantes apresentaram colesterol elevado.

O perfil dos atendidos revelou uma predominância de pessoas com mais de 60 anos, muitas em situação de vulnerabilidade social, evidenciando a importância do papel dessas estações como verdadeiros patrimônios públicos, que precisam servir às comunidades como espaços que promovam qualidade de vida e cidadania. O público feminino também foi maioria, correspondendo a 20% dos atendimentos. Além disso, aproximadamente 30% dos participantes se autodeclararam pardos ou pretos.

O programa é realizado pela CCR Mobilidade, plataforma que reúne os negócios de mobilidade urbana do Grupo CCR, em parceria com o Instituto CCR, responsável pelos investimentos sociais da companhia. Durante os atendimentos, os profissionais de saúde realizam triagens essenciais, com exames como aferição de pressão arterial, glicemia e colesterol, além de orientarem os participantes a buscarem acompanhamento médico especializado quando necessário. Durante campanhas de conscientização, a iniciativa também oferece ações temáticas que ampliam a prevenção e os cuidados. O objetivo é facilitar o acesso a cuidados básicos de saúde para as comunidades atendidas pelas operações de mobilidade, integrando esses serviços ao cotidiano das pessoas e contribuindo para a prevenção de doenças.

"A análise desses dados confirma o papel essencial do programa em apoiar os públicos mais vulneráveis, levando saúde e prevenção aos pontos de maior circulação urbana, onde o risco é mais evidente. O programa reforça o compromisso do Grupo CCR com o impacto social, alinhando-se ao ODS 3 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que visa assegurar saúde e bem-estar para todos", destaca Ivana Carvalho, Coordenadora de Responsabilidade Social da CCR Mobilidade.

"Em 2025, o Instituto CCR busca ampliar o impacto do programa, expandindo os serviços oferecidos e fortalecendo a conexão entre mobilidade e saúde. O objetivo é continuar promovendo soluções acessíveis que contribuam para o bem-estar da sociedade e reforcem nosso compromisso com um impacto positivo", explica Jéssica Trevisam, Gerente de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

Destaques Regionais

São Paulo (ViaMobilidade 8/9): A unidade com maior volume de atendimentos também apresenta os maiores índices de pressão arterial alterada (59,35%) e colesterol elevado (15,15%), refletindo a necessidade de intensificar ações de monitoramento de saúde.

Salvador (CCR Metrô Bahia): A unidade da CCR Metrô Bahia teve destaque por seus baixos índices de pré-obesidade (1,82%) e glicemia alterada (7,64%), embora tenha registrado 20,73% com pressão arterial alterada, um dado que chama a atenção para a necessidade de prevenção cardiovascular.

Rio de Janeiro (CCR Barcas e VLT): As unidades da CCR Barcas e do VLT Carioca mantiveram um foco em diagnósticos preventivos e relaxamento corporal, alcançando públicos diversos e realizando 2.735 atendimentos, o que reafirma a relevância do programa em áreas de grande circulação.

Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.

Sobre a ViaQuatro

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade Linhas 5 e 17:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin.

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