Bolsonaro alavanca candidaturas pelo interior paulista

Bolsonaro alavanca candidaturas pelo interior paulista

Data de Publicação: 8 de setembro de 2024 00:16:00 Nas pesquisas de intenção de voto mais recentes, campanhas inicialmente tímidas apresentam forte reação

Compartilhe este conteúdo:

Bolsonaro alavanca candidaturas pelo interior paulista

Nas pesquisas de intenção de voto mais recentes, campanhas inicialmente tímidas apresentam forte reação

Ao analisar os resultados das últimas pesquisas de intenção de voto em algumas cidades pelo interior do estado de São Paulo, é possível notar a arrancada que alguns candidatos deram em suas campanhas, entre outros fatores, por conta da declaração de apoio de figuras de destaque na política nacional. Entre candidatos apoiados por Jair Bolsonaro (PL), é possível encontrar alguns exemplos de resultados melhores desde que o ex-presidente passou a defendê-los para o seu eleitorado.

Na pesquisa divulgada na última terça-feira (3/9) pela Real Time Big Data para a prefeitura de São Carlos, o candidato Netto Donato (PP), apoiado pelo prefeito Airton Garcia e por Bolsonaro, tem 34% das intenções de voto e avança rapidamente sobre o petista Newton Lima, que está com 43%. Em junho, A diferença entre eles era bem maior (13% e 41%, respectivamente). A favor de Donato pesam os números de rejeição a Lima, com 46% dos entrevistados afirmando que não votam nele de jeito algum. Donato tem 32%.

Outra forte reação se vê em São José do Rio Preto. A última pesquisa, divulgada no dia 30 de agosto, traz o candidato indicado por Bolsonaro, Cel. Fábio Cândido (PL), tecnicamente empatado em segundo lugar com Itamar Borges (MDB) – 20% e 21% das intenções de voto, respectivamente. Com 32%, Valdomiro Lopes (PSB) segue na liderança. Mas, desde a declaração de apoio do ex-presidente, os números de Cândido cresceram de forma significativa. Nas primeiras pesquisas ele aparecia com apenas 2%.

Já na Baixada Santista, a candidata Rosana Valle (PL) aparece na frente do atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), de acordo com pesquisa divulgada na semana passada. Realizada pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 23 e 26 de agosto, a candidata bolsonarista tem 38,6% das intenções de voto contra 32,8% do atual gestor. Na simulação de um segundo turno, ela levaria a melhor e assumiria a prefeitura com 46,8% das intenções de voto, alcançando 3,8 pontos a mais do que o seu opositor.

A força do ex-presidente Bolsonaro pelo interior paulista ficou comprovada nas eleições de 2022, quando venceu a disputa contra Lula em 84,8% das cidades do estado. Dois anos depois, ele mostra que ainda mantém domínio sobre esse eleitorado e, com isso, contribui significativamente para puxar votos aos candidatos que contam com o seu apoio, colocando-os entre os principais adversários na disputa pelas prefeituras de São Paulo.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário