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Como adaptar o cérebro do seu filho à rotina das aulas depois das férias.

Como adaptar o cérebro do seu filho à rotina das aulas depois das férias.

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Como adaptar o cérebro do seu filho à rotina das aulas depois das férias.

 

Já sabemos que é extremamente fácil entrar de férias, porém é no término que o organismo sente as mudanças. Durante o período de férias, é normal acordar e dormir mais tarde, assim, nossos neurônios recebem informações diferentes sobre as rotinas do corpo como: horários diferentes, padrões alimentares relaxados e até a presença de luz no ambiente em horários em que normalmente estamos dormindo. Quando ganhamos horas a mais de descanso nos dias de folga é muito natural sair da rotina, mas readaptar o relógio biológico e o nosso cérebro para voltar ao cotidiano pode ser um grande desafio! É  por isso, que no momento de voltar à rotina, o corpo reage negativamente e não volta tão rápido ao estado como gostaríamos, deixando a sensação de estarmos mais preguiçosos.

Demora em média uma semana para que isso ocorra, no entanto, aos poucos o cérebro entende que ele precisa voltar a trabalhar. E para driblar as dificuldades em voltar à rotina é importante prepararmos nossos filhos para isso. Por isso, é essencial ajudar seu filho a se planejar para o retorno às aulas. 

Auxiliá-los e orientá-los para voltar às aulas é importante para começarem um ano de estudos com o pé direito. Afinal, dessa forma é possível reorganizar a rotina e planejar novos desafios. Ao longo da semana que antecede o retorno e no início do ano letivo, foque nas seguintes ações:

1. Estabelecer horários para dormir e acordar

2.Conversar sobre a escola e preparar-se para reencontrar as amigos 

3. Arrumar seu material escolar

4. Praticar leitura durante as férias

5. Equilibrar os estudos com os momentos de lazer

6. Montar um cronograma de estudos

7. Manter o entusiasmo e encorajar, demonstrando confiança no potencial

8. Deixar o uniforme escolar no jeito

9. Focar nos estudos desde o primeiro dia

10. Cuidar da saúde mental


Referências: Verma S, Allen NB, Trinder J, Bei B. Highs and lows: Naturalistic changes in mood and everyday hassles over school and vacation periods in adolescents. J Adolesc. 2017 Dec;61:17-21. Pinto FG. O Cérebro Ninja. Editora Planeta, São Paulo, 2018.... 

 

Colunista:
 
Fernanda Martins
 
 

Neuropsicopedagoga, educadora parental, autora e palestrante

 
 
(11) 98857-7878
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