Português (Brasil)

Conselheiros do CMDDPcD conscientizam sobre síndrome de down em sessão na Câmara

Conselheiros do CMDDPcD conscientizam sobre síndrome de down em sessão na Câmara

Compartilhe este conteúdo:

Conselheiros do CMDDPcD conscientizam sobre síndrome de down em sessão na Câmara

Integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPcD) de Cotia participaram da sessão na Câmara de Cotia, na terça-feira (21/03), dia em que se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, para conscientizar sobre o assunto e apresentar o trabalho realizado em favor de pessoas com a deficiência intelectual, e destacar as parcerias que o município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem com a APAE, ABRAHIPE, e os projetos da Prefeitura de Cotia e do Fundo Social: Além do Som, Novo Olhar e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Em seu momento de fala, a presidente do Conselho, Sônia Esplendor, destacou a importância de se respeitar a pessoa com Síndrome de Down e o direito que estas pessoas têm de fazer suas escolhas. “Estas pessoas têm direito de participar de ações em que possam tomar decisões, possam ser ‘Conosco, e não por nós’", disse mencionando o tema da Campanha para o Dia da Síndrome de Down 2023. 

O conselheiro Gabriel Biaggio que tem Síndrome de Down também marcou presença na sessão, abordou o tema deste ano e falou sobre sua atuação como atleta paralímpico representando o município. A conselheira, Darlene Pires falou que estão em andamento os projetos de implantação de uma central de Libras, em Cotia, e do Selo Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência, entre outros. “Com este selo, temos o objetivo de incentivar empresas a investirem em ações inclusivas e acessíveis, e estamos falando de ir além da contratação de pessoas com deficiência”, destacou Darlene.

O tema da Campanha propõe uma abordagem baseada nos direitos humanos e considerando que as pessoas com esta deficiência têm o direito de serem tratadas com justiça e terem as mesmas oportunidades que todos, atuando junto com outras pessoas para melhorar suas vidas.

Compartilhe este conteúdo: