Português (Brasil)

Deputada Marina Helou protocola projeto para Governo apoiar espaços de amamentação nas creches paulistas

Deputada Marina Helou protocola projeto para Governo apoiar espaços de amamentação nas creches paulistas

Compartilhe este conteúdo:

Deputada Marina Helou protocola projeto para Governo apoiar espaços de amamentação nas creches paulistas

A deputada estadual Marina Helou (REDE) protocolou o PL nº 1490/2023, que estabelece uma política pública de incentivo e apoio à prática da amamentação nas creches do estado de São Paulo. Considerando que o ingresso das crianças na creche pode ser um momento desafiador para a continuidade do aleitamento materno, a iniciativa visa transformá-las em ambientes promotores da amamentação e do aleitamento materno.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, uma vez que a prática contribui para a redução da mortalidade infantil, prevenção de doenças e fortalecimento do sistema imunológico das crianças. Apesar dessa diretriz, o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) mostra que menos da metade das crianças de 0 a 6 meses são amamentadas exclusivamente com leite humano (45,7%).

Caso o projeto se torne lei, creches públicas e privadas deverão criar lactários e salas de apoio à amamentação, disponibilizando estrutura para extração e armazenamento de leite. A iniciativa acontecerá com incentivo do Governo do Estado, que deve apoiar os municípios para a efetiva construção e implementação destes espaços. Também ficam determinadas a capacitação técnica dos profissionais e a realização de campanhas, rodas de conversas, palestras e outras ações para mães, pais e cuidadores sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno.

O PL teve a colaboração de mães, especialistas e defensores da causa, que discutiram o assunto durante uma audiência pública promovida pela deputada. O texto protocolado estabelece, principalmente, diretrizes ao Executivo para o apoio às 645 cidades paulistas na formulação e implementação de ações para o incentivo ao aleitamento materno nas creches.

"Precisamos garantir que o estado de São Paulo seja incentivador de uma política pública que colabore com a promoção da saúde e do direito à alimentação saudável das crianças durante a primeira infância. Este projeto é um investimento no futuro, na saúde das mães, na economia pública e no cumprimento de compromissos internacionais, tudo isso contribuindo para um Estado mais saudável, igualitário e desenvolvido", explica a deputada.

Compartilhe este conteúdo: