Dia da Alemanha Facens promove palestras gratuitas sobre Hidrogênio Verde e o setor energético brasileiro

Dia da Alemanha Facens promove palestras gratuitas sobre Hidrogênio Verde e o setor energético brasileiro

Data de Publicação: 28 de outubro de 2024 15:48:00 Em Sorocaba (SP), especialistas discutem desafios, oportunidades e projetos em andamento com foco em mobilidade sustentável

Compartilhe este conteúdo:

Dia da Alemanha Facens promove palestras gratuitas sobre Hidrogênio Verde e o setor energético brasileiro
Em Sorocaba (SP), especialistas discutem desafios, oportunidades e projetos em andamento com foco em mobilidade sustentável

 

Como parte das celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, O Centro Universitário Facens realizará, em 12 de novembro, o Dia da Alemanha, em Sorocaba (SP), com palestras que abordarão uma das maiores inovações no setor de energia limpa: o Hidrogênio Verde. A realização do evento conta com parceria da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI), sob a organização do Departamento de Relações Internacionais (DRI Facens) e do Instituto de Pesquisas Facens. O objetivo é conectar o setor educacional e a indústria para discutir os desafios e oportunidades dessa nova tendência sustentável no setor automobilístico.

O evento contará com três painéis temáticos, que irão discutir desde os desafios para a implementação do hidrogênio verde no Brasil até os projetos bilaterais em andamento entre Brasil e Alemanha. Entre os painelistas, estão profissionais de multinacionais alemãs no Brasil como Robert Madersdorfer, diretor Industrial da Lanxess e vice-presidente da VDI, Bernd dos Santos Mayer, coordenador de Inovação em Hidrogênio Verde na GIZ Brasil, Bruno Vath Zarpellon, diretor de Inovação e Sustentabilidade na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Adriano Piotto, chefe de Sistema e Soluções para eletrificação e Automação na Siemens, Francine Camelim, advisor para Programas de fomento à pesquisa universidade e indústria na DAAD, além dos visitantes internacionais Dennis Grunert e Johann-Philip Abramowski, dirigentes de um dos maiores centros de pesquisa europeus, Fraunhofer Institute de Aachen na Alemanha.

O primeiro painel, "H2V – Desafios e Oportunidades", convidou Bernd Mayer, coordenador de Inovação em Hidrogênio Verde na GIZ Brasil e Bruno Vath Zarpellon, diretor de Inovação e Sustentabilidade na Câmara Brasil-Alemanha para discutir as demandas globais e os obstáculos para a implementação do hidrogênio verde, além das oportunidades que essa tecnologia traz para o futuro, com mediação do Prof. Dr. João Guilherme Vicente, coordenador do curso de Engenharia Química e de Pós-Graduação em Processos Industriais e Inovação Sustentável do Centro Universitário Facens.

No segundo painel, "Projetos em andamento Brasil e Alemanha", convidados como Adriano Piotto, engenheiro eletricista com vivência na Alemanha e Robert Madersdorfer, Diretor Industrial LANXESS – Indústria de Produtos Químicos e Plásticos e vice-presidente da VDI, que compartilharão experiências e os primeiros resultados de projetos que já estão em andamento em ambos os países, com mediação do Prof. Me. Heverton Bacca Sanches, coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Facens.

Já o terceiro painel, "Interações bilaterais entre Alemanha e Brasil", contará com a participação de visitantes internacionais, dirigentes do Instituto Fraunhofer Aachen/Alemanha, Dennis Grunert e Johann-Philip Abramowski, que discutirão as oportunidades de cooperação entre os dois países no setor educação superior e indústria, especialmente no campo da mobilidade e da pesquisa. Esse painel será ministrado em inglês. Outra parte deste painel contará com a participação de Me. Francine Camelim, que atua na DAAD Brasil, na orientação de oportunidades de estudos e pesquisa entre o setor educacional e indústria na Alemanha, com mediação do Prof. Me. Antônio Carlos Gomes, diretor de Indústria e Serviços no IP Facens

O evento é aberto ao público e gratuito, com vagas limitadas e oferece estacionamento e certificado de participação. Para se inscrever e conferir mais detalhes dos painelistas e moderadores, acesse o site oficial.

Além dos painéis, os participantes poderão aproveitar um coffee break para networking e um tour pelo campus do Centro Universitário Facens. Confira a programação completa:

09h - 09h10 | Abertura do evento

09h10 - 10h | 1º Painel: H2V – Desafios e Oportunidades

10h - 10h50 | 2º Painel: Projetos em andamento Brasil e Alemanha

10h50 - 11h20 | Coffee Break & Networking

11h20 - 12h20 | 3º Painel: Interações bilaterais entre Alemanha / Brasil

12h20 - 13h | Campus Tour

Sobre o Centro Universitário Facens
O Centro Universitário Facens é um hub de inovação e tecnologia - um Smart Campus - conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, está entre as top 10 universidades brasileiras, ocupa o 2º lugar no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics entre as universidades privadas brasileiras e é signatária do Pacto Global da ONU, em um espaço verde de 100 mil m², com mais de 60 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. Nota máxima (5) no Ministério da Educação (MEC) e 43 estrelas no Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão), somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil. Seus 48 anos de história sempre priorizaram a integração do mercado com a academia, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus estudantes e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo. Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas, organizações sociais e órgãos públicos ao futuro.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário