Entrevista Exclusiva: Conheça a Pré-Candidata a Vereadora de Cotia em Primeira Mão
Data de Publicação: 3 de maio de 2024 22:28:00 É com grande prazer que damos início a uma entrevista com as pré-candidatas a vereadora de Cotia. Neste evento único, teremos a oportunidade de conhecer de perto as visões, propostas e compromissos das mulheres que aspiram representar nossa comunidade no cenário político local.
Entrevista Exclusiva: Conheça a Pré-Candidata a Vereadora de Cotia em Primeira Mão
Apresentação:
MARIA DA CONCEIÇÃO MARTINS RALO, brasileira, advogada atuante, residente e domiciliada em Cotia desde 1973, mãe de 04 filhos, conhecida no meio profissional como Dra. Ralo.
1. Quais são as principais áreas de foco em sua plataforma política e por que elas são importantes para os residentes de Cotia?
Resposta: É notório que a extensão de área de nossa cidade de Cotia é vasta e sua manutenção muito complicada, entretanto entendo que muito poderia ser feito com relação a sua limpeza e manutenção, mesmo com as atuais condições, o que se pretende colaborar com o executivo para sua melhora, com novas ideais e revitalização da cidade. Na área de educação escolar, através de palestras dadas em aula por terceiros, fazer crescer na formação dos alunos o desejo de ter sua cidade em destaque em relação às demais, através da cidadania ora esquecida.
2. Como você pretende envolver os cidadãos de Cotia em seu mandato, garantindo que suas necessidades e preocupações sejam ouvidas e abordadas?
Resposta: Acredito que incentivando os moradores dos diversos bairros para que se unam, seja como associações, condomínios, bolsões ou simplesmente como vizinhos unidos em prol de seu local de morada, solicitando ao vereador de sua região que também participe de suas reivindicações, o que trará ao final a melhoria esperada de nossa cidade.
3. Qual é a sua visão para o desenvolvimento sustentável de Cotia, incluindo questões ambientais, urbanísticas e econômicas?
Resposta: É perceptível que não está sendo satisfatória a logística hoje praticada quanto ao desenvolvimento sustentável em Cotia, o que poderá ser muito melhorada com a colaboração do legislativo, apresentando determinadas Leis para preservação das poucas áreas verdes que ainda existem, recolhendo e aproveitando os recicláveis, recolhendo e dando destino às sobras de materiais de obras, e tantos outros procedimentos que poderão ser praticados sem oneração aos cofres públicos.
4. Como você planeja promover a igualdade de gênero e a inclusão social em Cotia, especialmente nas áreas de educação, emprego e serviços públicos?
Resposta: Cabe à família a educação de seus filhos. Cabe ao Estado o ensino. Cabe a todo o ser humano o respeito ao seu próximo. Havendo o engajamento de família, do Estado e do cidadão, com certeza se terá um ser humano respeitador, educado, inteligente e íntegro. Na verdade, só é preciso ensinar o caminho, pois não existem diferenças.
5. Como você pretende lidar com questões de segurança pública e redução da criminalidade em Cotia?
Resposta: Cabe ao Estado a segurança de seus munícipes. A nossa Lei Penal é das melhores do mundo, basta que seja cumprida e isso não depende do Legislativo, mas do poder Judiciário. Com o cumprimento da Lei, havendo ensino de qualidade com bons e competentes profissionais, havendo educação do povo e condições de trabalho digno, sem dúvidas a criminalidade será controlada.
6. Qual é a sua abordagem para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e assistência social em Cotia?
Resposta: Em sendo o vereador o intermediário entre o povo e o executivo, cabe a ele fiscalizar e fazer cumprir a Lei orçamentária de seu município. Em havendo bons profissionais da saúde e equipamentos necessários servindo ao povo, cumprindo o executivo as metas planejadas e permitidas dentro do orçamento aprovado, com certeza ao final, a qualidade dos serviços será satisfatória. Cabe ao vereador ouvir e levar ao executivo as reivindicações populares para isso ocorra
7. Como você planeja colaborar com outras autoridades municipais e organizações locais para enfrentar desafios comuns e promover o progresso em Cotia?
Resposta: A colaboração entre os poderes, com a apresentação de boas ideais e força de vontade em acertar, nunca é demais para a evolução do bem comum. Tudo aquilo que traga melhoria, bem-estar, qualidade de vida, lazer e prosperidade terá meu apoio, e consequentemente minha colaboração.
8. Quais são suas propostas para melhorar o transporte público e a infraestrutura viária em Cotia, visando facilitar a mobilidade dos cidadãos?
Resposta: É notória a falência da nossa Raposo Tavares. Existem projetos de ampliação de vias públicas, assim como a extensão de metrô até a nossa cidade, entretanto, tais projetos ainda não estão em andamento. Acredito que se se formarem comissões de vereadores, juntamente com o executivo e se reivindicar junto ao Governador tais providências, elas sejam possíveis de executar, mesmo que se tenha um orçamento bastante limitado.
9. Como você pretende apoiar e promover o desenvolvimento econômico local, especialmente para pequenas empresas e empreendedores em Cotia?
Resposta: Entende-se que o desenvolvimento de uma cidade não está tão somente em grandes empresas, o pequeno e médio comerciante é quem mais acolhe a mão de obra não qualificada, necessitando “eles” de maior apoio e consideração. Quanto aos empreendedores, o melhor é o aprendizado e o apoio do Estado, através das ETECs, como já vem sendo feito, o que não impede de ser melhorado dentro do possível. Assim, o apoio do Legislativo para com o aprendizado profissional é fundamental, o que se pretende dar apoio à continuidade desses cursos, também os ministrados pela Prefeitura de Cotia.
10. Como você planeja garantir transparência e responsabilidade em sua gestão, mantendo os cidadãos informados sobre suas ações e decisões como vereadora?
Resposta: Atualmente a melhor forma de se comunicar com os eleitores, é o uso das redes sociais. Inevitavelmente será criado um canal, onde serão expostos os andamentos legislativos pessoais, bem como da Câmara, além do uso de “lives” para que nada seja oculto, usando-se da total transparência, como sempre ocorreu na vida desta pré-candidata.
11. Que medidas legislativas você pretende propor ou apoiar para combater a violência doméstica e promover a proteção das mulheres em Cotia?
Resposta: A aplicação da Lei no combate à violência tem sido muito mal usada, vez que sua divulgação é precária. Não faz sentido existirem as Leis e as mesmas carecerem de divulgação e a mulher continuar sendo violentada física, mental e moralmente. Uma Lei que torne obrigatória a divulgação dos direitos e deveres dos cidadãos quanto a violência da mulher, da criança e do idoso nos meios de comunicação, escolas, centros de cultura, cinemas, bailes, mesmos que, por frações de minutos, despertará a obrigação de cada qual. Não cabe mais em nossos dias o jargão de que “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”. Hoje, aquele que permanece omisso aos maus tratos, torna-se cúmplice de quem os pratica.
12. Como você planeja promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho local através de iniciativas legislativas?
Resposta: Para se promover a igualdade de gênero, primeiro se faz necessária a igualdade de competência. Não se pode avaliar o cidadão por sua aparência física ou mobilidade, sexualidade, religiosidade ou gênero. O importante é a capacidade e a competência profissional. É visível a discriminação quando do preenchimento dos cadastros seletivos para as mais diversas admissões, como por exemplo as de emprego, sendo que o critério a ser usado deveria ser tão somente a competência e não outro aspecto. Assim, a elaboração de uma Lei que obedeça ao critério da competência, acredito que já seja um grande passo.
13. Que ações você considera importantes para garantir o acesso das mulheres cotianas à saúde reprodutiva e aos serviços de planejamento familiar?
Resposta: Não existe outra alternativa para que as mulheres tenham saúde reprodutiva e bom planejamento familiar, que não seja o conhecimento. Palestras sobre esse assunto devem ser ministradas por profissionais competentes, dando a oportunidade de maiores esclarecimentos e responsabilidade.
14. Como você pretende fortalecer e ampliar os programas de educação sobre direitos das mulheres e combate ao assédio sexual em escolas e espaços públicos de Cotia?
Resposta: Como já manifestado na pergunta anterior, a maior defesa é o conhecimento. Não adianta a intervenção do Estado quando “o cidadão mulher”, idoso ou jovem, não tiver conhecimento de seus direitos e seus deveres. Assim, programas de esclarecimento da Lei e comportamento moral é o melhor caminho.
15. Que medidas você propõe para garantir a representação equitativa das mulheres nos cargos de liderança e tomada de decisão em instituições públicas e privadas de Cotia?
Resposta: Incentivo. Não sou favorável à representação equitativa das mulheres com relação aos homens. Justifico! NÃO SE MEDE CAPACIDADE pelo sexo. Se a mulher para um determinado cargo tem mais capacidade do que o homem, deverá consequentemente ser contratada até por salário majorado. Devem ser incentivados movimentos em empresas para discernimento do que seja bom para a empresa e consequentemente para a nossa cidade. Não é porque o padeiro ganhe um salário “X” que a padeira deverá ganhar também o valor “X”. Se ela tem mais capacidade deverá ganhar X + Y. A igualdade será para qualquer cargo em que ambos homem e mulher tiverem a mesma capacidade, desenvolvimento e esforço.
16. Como você pretende abordar questões relacionadas à maternidade e à licença-maternidade para garantir direitos e proteção adequados às trabalhadoras de Cotia?
Resposta: A aplicação da Lei é o melhor caminho. A Lei existe e deverá ser cumprida, esse é o melhor caminho. Caso a Lei existente não seja o melhor caminho, ouvir o povo e levar a opinião popular à discussão parlamentar, além de ser respeitada, deverá ser exigida por seus representantes.
17. Que iniciativas legislativas você considera prioritárias para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Cotia, como mães solteiras, imigrantes e mulheres negras?
Resposta: Não importa o credo, cor, condição financeira ou instrução da mulher, estando ela em momento de precisão e necessidade, a prioridade é o seu amparo. Cabe ao representante do povo a iniciativa da ajuda social. Muitas formas existem para conduzir a mulher em estado de vulnerabilidade, seja por desemprego, abando ou qualquer motivo peculiar. O apoio de profissionais para socorro social e médico, socorro alimentar e colocação no mercado de trabalho, é indispensável. Para isso é fundamental a interação do representante do povo e os demais sistemas para socorro do povo representado especialmente ao menos favorecido.
18. Como você planeja promover a conscientização e prevenção do câncer de mama e outras questões de saúde específicas das mulheres por meio da legislação municipal?
Resposta: Volto a repetir, mulher em estado vulnerável não tem adjetivos, precisa de ajuda solidária para se reestruturar. A maior necessidade hoje são os abrigos temporários, não só para essas mulheres sem qualquer perspectiva, mas, por muitas vezes também seus filhos indefesos. Naturalmente, esses abrigos deverão ter profissionais para ajudar a superar os traumas que cada uma carrega, suporte alimentar e condições de trabalho. Somente quem passou por um trauma como o “câncer”, coisa que passei, entenderá o que defendo. Uma Lei que proteja, dê abrigo e condições de recuperação para essas mulheres, será uma grande bandeira a ser levantada por mim.
19. Que medidas você propõe para enfrentar a discriminação de gênero e promover uma cultura de respeito e igualdade em Cotia, especialmente entre os jovens?
Resposta: O preconceito de uma maneira geral é abominável, seja de que forma for. Entende-se que também ser abominável encaminhar o jovem a uma sexualidade a qual sequer entenda o que seja, acabando por se tornar um “modismo”. Defendo que o conhecimento é a arma para a boa convivência. Cada qual pode e deve seguir a forma em que melhor se enquadra, dentro de seu espaço, sem atingir o espaço alheio. Temos grandes figuras que foram indevidamente julgadas por sua aparência, credo ou sexualidade. Venceram ao se respeitarem, fazerem-se se respeitar e respeitar o próximo. A escolha é de cada qual. Cabe ao Estado acolher as mais diversas diferenças, dentro de perfeita harmonia. Para isso existem as Leis levadas a cabo pelos representantes do povo de acordo com o sentimento da maioria. Desde muito jovem, venho “quebrando” preconceitos com minhas atitudes e me fazendo respeitar.
20. Como você pretende envolver as organizações da sociedade civil e as redes de apoio às mulheres na elaboração e implementação de políticas públicas municipais voltadas para elas?
Resposta: A melhor maneira de se elaborarem e implementarem políticas públicas é ouvindo o público. As reivindicações devem ser ouvidas consultando e se aproximando do povo através de muitas maneiras como já mencionado. O vereador nada mais é do que um representante do povo e é a Ele que deverá dar satisfações, pois afinal foi por Ele escolhido, não para satisfação pessoal mas para servi-lo. Pretende-se num futuro próximo, disponibilizar um canal social em nome desta pré-candidata para o fim de ouvir nosso povo de Cotia e assim, da melhor forma possível, colaborar para o engrandecimento de nossa cidade.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|