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Escolas fomentam iniciativas contra o bullying, no "Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola"

Escolas fomentam iniciativas contra o bullying, no "Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola"

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Escolas fomentam iniciativas contra o bullying, no "Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola"

 

Em vista de fortalecer a importância do "Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas", em 7 de abril, escolas lideram iniciativas para combater o bullying e o cyberbullying, para fortalecer ambientes escolares seguros e acolhedores. Entre as instituições destacam-se o Colégio Universitário de Londrina, o Colégio João Paulo, em Porto Alegre, e o Colégio Anglo Leonardo da Vinci de Osasco, cada um com projetos específicos e atividades dedicados à causa.

As iniciativas refletem o compromisso das escolas com o bem-estar dos alunos e a importância de abordar questões complexas como bullying e cyberbullying. Por meio de uma abordagem integrada e multidisciplinar, elas estabelecem um modelo para outras escolas, não apenas em reconhecimento ao Dia Nacional de Combate ao Bullying, mas como um esforço contínuo para garantir ambientes de aprendizagem seguros e inclusivos.

Em Osasco (SP), o Anglo organizou, no último dia 27 de março, uma roda de conversa para alunos do ensino médio, com foco na sociabilidade contemporânea das redes sociais e o impacto nas ocorrências de bullying e cyberbullying. O evento contou com a participação do Dr. Marcelo Crespo, Doutor e Mestre em Direito Penal e Coordenador do curso de Direito da ESPM, destacando o papel das instituições e da legislação atual. Após o evento, as aulas de Projeto de Vida continuarão a explorar e trabalhar o tema, reforçando o aprendizado no âmbito escolar e social.

O Universitário, em Londrina (PR), segue com o projeto "Prevenção e Combate ao Bullying", uma iniciativa que abrange várias disciplinas curriculares para promover a cultura de paz. Iniciado em 2023, o projeto estruturou-se em etapas progressivas, incluindo reuniões de sensibilização com professores e uma fase de conscientização dos alunos com discussões interativas e atividades analíticas. O colégio também promove ações práticas, como a formação de grupos de alunos mediadores e a organização do "Projeto Ação e Vida", para engajamento comunitário e transformação social.

Já em Porto Alegre (RS), o João Paulo introduziu uma série de projetos para promover um ambiente escolar saudável, baseado no respeito e na boa convivência. Entre as iniciativas está a ampliação da disciplina de Educação Socioemocional, que aborda temas como bullying e cyberbullying, ética digital, comunicação não-violenta, protagonismo e liderança, além de saúde mental. Esses projetos têm caráter preventivo e formativo, e permeiam todo o ambiente escolar.

Por meio de palestras focadas em práticas de educação humanizada, o Guroo, localizado em Florianópolis (SC), debate temas ligados ao bullying e ciberbullying, também para a capacitação dos educadores, que diariamente são mediadores de conflitos na esfera socioemocional. As palestras pretendem ampliar a informação no que diz respeito aos inúmeros desafios atuais na aprendizagem de qualidade, com o aumento de casos de professores e alunos lidando com quadros de ansiedade, depressão e estresse. Além disso, casos de bullying e violências de todos os tipos tornam-se eventos recorrentes.

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