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Gamificação, design thinking e estratégias de avaliação e aprendizagem foram temas do 2º dia de evento em Portugal

Gamificação, design thinking e estratégias de avaliação e aprendizagem foram temas do 2º dia de evento em Portugal

Nesta terça-feira (10), a 1ª Delegação Internacional de Docentes, composta por professores das IES associadas ao Consórcio STHEM Brasil, puderam acompanhar durante todo o dia diversos workshops na Universidade de Coimbra, em Portugal.

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Gamificação, design thinking e estratégias de avaliação e aprendizagem foram temas do 2º dia de evento em Portugal

 

Nesta terça-feira (10), a 1ª Delegação Internacional de Docentes, composta por professores das IES associadas ao Consórcio STHEM Brasil, puderam acompanhar durante todo o dia diversos workshops na Universidade de Coimbra, em Portugal.

"Gamificação e os ODS -- Desenvolvimento de pensamento crítico nas áreas STEAM", com a professora Alexandra Aragão da Universidade de Coimbra teve início as 10 horas no Auditório 1 e Avaliação da Aprendizagem, com a professora Ana Valéria S. A. Reis, do Consórcio STHEM Brasil, ocorreu no Auditório 2.

Às 11h45, o workshop "Laboratório de Design Thinking: ferramentas digitais na sala de aula -- do analógico ao digital", com o professor Jorge Cardoso da Universidade de Coimbra aconteceu no Auditório 1 e "A Educação do Séc XXI: reduzindo o abismo entre a academia e o setor produtivo", com o professor Gustavo Hoffmann da Plataforma A e do Consórcio STHEM Brasil, no Auditório 2.

"Laboratório de Design Thinking: aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos em sala de aula", com a professora Paula Silva da Universidade de Coimbra teve início às 14h30 no Auditório 1 e "O modelo hibrido? Como implementar de forma eficiente e eficaz, com o professor Dale P. Johnson da Arizona State University ocorreu no mesmo horário no Auditório 2.

A partir das 15h45, "Estratégias de avaliação e envolvimento dos alunos num ambiente digital", com a professora Sara Dias Trindade da Universidade de Coimbra aconteceu no Auditório 1 e "Ensino híbrido e estratégias de aprendizados", com a professora Janes Fidelis Tomelin, da UniCesumar e do Consórcio STHEM Brasil, no Auditório 2.

Já às 17h10, a vice-reitora da Universidade de Coimbra, Cristina Albuquerque, apresentou o Plano de Trabalho da Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica 2023.

Também foi realizada uma reunião do Grupo Gestor do Consórcio STHEM Brasil para tratar das perspectivas das atividades de cooperação sobre o protocolo de cooperação assinado na segunda-feira (9) com a universidade.

"A assinatura do protocolo de cooperação com a Universidade de Coimbra foi acompanhada de uma reunião para a elaboração de um pano de trabalho. O encontro nos deu perspectivas de que iniciaremos as atividades da cooperação, focadas na capacitação de professores, na mobilidade que instigue a inovação pedagógica, na investigação e no diálogo entre os líderes das instituições que participam do projeto", disse o presidente do consórcio STHEM Brasil, Fábio Reis.

Sobre o STHEM Brasil - Nascido em 2014, o consórcio promove a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES brasileiras para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade e ser referência em inovação acadêmica para o avanço da educação brasileira. Ao longo de seus 8 anos, tornou-se uma sólida rede de cooperação acadêmica formada por 67 IES (57 privadas e 10 públicas) em 16 estados brasileiros, e uma em Coimbra (Portugal), com mais de 35 mil professores e cerca de 1,1 milhão de alunos.

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