Lugar de mulher é à frente de negócios: no Dia do Empreendedorismo Feminino, conheça empresárias que fazem sucesso no franchising
Data de Publicação: 11 de novembro de 2024 01:27:00 Com a skin empreendedora, mulheres dominam o mercado de franquias em diferentes segmentos, desde lavanderias a brechós
Lugar de mulher é à frente de negócios: no Dia do Empreendedorismo Feminino, conheça empresárias que fazem sucesso no franchising
Com a skin empreendedora, mulheres dominam o mercado de franquias em diferentes segmentos, desde lavanderias a brechós
São Paulo (SP), novembro de 2024: O estudo sobre a participação feminina no setor de franquias da ABF – Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que 3 em cada 10 operações (32,2%) são lideradas pelo público feminino. Ainda de acordo com a entidade, as mulheres já são maioria nas redes franqueadoras, cuja participação passou de 46% para 57%, uma alta de 11 pontos porcentuais na amostra, entre 2015 e 2024. Isto mostra que lugar de mulher também é na gestão dos seus empreendimentos e na geração de emprego. Um caminho para quem quer comandar a própria empresa é o segmento em questão, que no segundo trimestre de 2024 obteve crescimento de 12,8%, frente ao mesmo período do ano anterior, segundo a pesquisa realizada pela associação. E, para celebrar o Dia do Empreendedorismo Feminino, em 19 de novembro, conheça histórias de mulheres que decidiram seguir seus sonhos em busca da liberdade financeira e pilotam negócios de sucesso.
Da licença maternidade para o comando de lavanderias
Formada em Administração, Caroline Rembowski atuou por anos com e-commerce. Após a chegada da sua segunda filha e retorno da licença maternidade, a administradora foi desligada na empresa onde atuava. Com as responsabilidades da maternidade, Caroline carregava o sentimento de culpa por perder importantes atividades das suas filhas enquanto trabalhava e, mesmo ainda atuando como funcionária de uma companhia, comentava com o marido sobre ter mais tempo com as crianças. Franqueada da 5àsec há cinco anos, a história da maior rede de lavanderias e de Rembowski se alinharam após ela perceber que unidade da marca no seu bairro localizado no Alto da Boa Vista, na cidade de São Paulo, tinha sido fechada. Foi então que o marido de Caroline entrou em contato com a empresa para verificar o que havia acontecido. Descendente francês, ele já conhecia a 5àsec e sua trajetória do mercado. Ao saber da disponibilidade na região para abertura de uma nova operação, Caroline, em acordo com o marido, decidiu apostar no negócio em 2019. A abertura da primeira loja foi o ponta pé inicial na busca da independência financeira e flexibilidade de tempo para cuidar das filhas. Atualmente, a empresária conta com quatro operações da 5àsec, todas na capital paulista. "Trabalho desde os 17 anos e não era uma opção ficar em casa para me dedicar à maternidade. A chegada da 5àsec em nossas vidas foi fundamental para que eu conseguisse meus ganhos financeiros e ter condições de acompanhar o crescimento das minhas filhas", finaliza.
Amizade que gerou frutos no empreendedorismo
Diretora regional de uma empresa varejista, Sueli Souza não tinha pretensão de administrar um negócio próprio. Ao conhecer a atual sócia, Angela Esteves, em um curso de MBA na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, descobriu sobre a marca Água Doce Sabores do Brasil e sua culinária. Com a amizade fluindo, Angela a convidou para investir em uma operação da rede de franquias. No começo, segundo Sueli, o objetivo era só ter um investimento e independência financeira, aliando o negócio ao trabalho CLT. Foi então que as duas abriram a Água Doce de Jaú, também no estado paulista, em 2010. Em um golpe do destino, e empreendedora precisava de uma ajuda no restaurante e recorreu à Sueli, que prestou o apoio durante o funcionamento da casa. A partir deste dia, a empresária não saiu mais de dentro da operação. Pediu demissão da empresa varejista em que atuava e decidiu se dedicar 100% ao negócio, que após seis meses de sua dedicação, teve crescimento positivo, chamando atenção da franqueadora, que sugeriu a abertura do segundo restaurante, localizado em Limeira. Em 2016, as duas inauguravam a unidade, sendo uma das poucas dentro da rede a ter mais de uma operação. "Nunca pensei que iria viver para o meu negócio. No início, a intenção era ter um investimento para conquistar a independência financeira que buscava. Hoje, não me vejo sem a Água Doce, que me proporcionou o que eu almejava e me deu um propósito de vida, tanto pessoal quanto profissional", finaliza a franqueada.
Flexibilidade para cuidar dos filhos
Flexibilidade de horário que possibilidade maior disponibilidade para se dedicar à família. Estes são os principais motivos que levaram Caroline Dalago Cruz a empreender. Radicada na capital paulista, aos 40 anos, ela é formada em engenharia sanitária e ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com passagens por instituições financeiras como os bancos Itaú e Safra, além do Fundo Pátria Investimentos, foi na Petz – empresa onde atuou por nove anos nas áreas de planejamento estratégico e financeiro – que sua vida deu a guinada. Ali, ela conheceu aquele que seria seu marido e pai de seus três filhos, Rodrigo. Com o nascimento do caçula, que demandava cuidados especiais, decidiu deixar o emprego de carteira assinada, mas o "ser apenas mãe" a incomodava já que a ideia era "se manter ativa". Apaixonada pelo varejo, setor no qual segundo ela mesma "consegue enxergar o todo, do micro ao macro", abrir um negócio foi uma ideia que amadureceu aos poucos. A opção por empreender com uma franquia do Café Cultura se deu por conta do conhecimento de longa data da Marca, já que ambas nasceram na capital catarinense. Hoje, ela é franqueada da recém-inaugurada flagship da Rede na capital paulista, localizada no bairro de Moema.
Dona do próprio negócio para ter mais tempo com as filhas
Franqueada da Calçados Bibi desde 2010, Daniella Maia Tavares decidiu empreender com o apoio do marido, que também é empresário do setor calçadista em Maceió, Alagoas. Após a chegada da segunda filha, Daniella optou pelo empreendedorismo para conseguir aliar as demandas como mãe e profissional. Do setor comercial de uma emissora de TV da cidade para dona do seu próprio negócio, a empresária ampliou a oferta de calçados infantis de qualidade na capital alagoana em 2016, com a abertura da segunda loja Bibi na região. Com essa inauguração, Daniella inovou dentro da rede, com a primeira operação em um ponto de rua, localizada na praia de Ponta Verde, sendo modelo para a franquia por muitos anos. Atualmente franqueada de outra marca calçadista, a empresária deu um passo dentro da maior rede de calçados infantis do Brasil, com a implantação de mais uma unidade em Maceió. Aberta em dezembro de 2023, a operação chegou para suprir a demanda dos moradores locais por um estabelecimento exclusivo com produtos fisiológicos, que tem como objetivo proporcionar às crianças um desenvolvimento natural e saudável.
Sonho familiar: 2ª geração de mulheres no empreendedorismo
Na rede há seis anos, Tatiana de Oliveira Alexandrowitsch já tinha uma proximidade com o Divino Fogão devido à sua família. A mãe, Maria Rita de Cássia da Paixão, faz parte da marca há 23 anos, se tornando franqueada há 11 anos, e a irmã, Tabata Paixão Oliveira Fontes, também atua como proprietária de uma operação da franquia há, aproximadamente, 12 anos. Ambas as operações estão localizadas em São Paulo. Após passar por um momento delicado em sua vida, Oliveira teve uma virada de chave e enxergou que precisava ter uma realização em sua jornada profissional. Foi desta forma que surgiu a vontade e a oportunidade de investir no próprio negócio e ingressar como franqueada no Divino Fogão. Atualmente, a empresária administra três restaurantes da rede, localizados no estado paulista. "Acredito que sendo mulher, consigo ter mais cuidado, atenção aos detalhes e no tato com os funcionários. Muitas vezes, nossa intuição nos ajuda no direcionamento do negócio. Hoje, a maioria dos colaboradores são do gênero feminino e percebo que as mulheres estão mais ativas no mercado de trabalho", diz. A empresária conta que o sucesso da sua empreitada e também o da sua irmã foi graças à sua mãe, que batalhou sozinha para criar as filhas. "Minha mãe é um exemplo para nós. Com ela aprendemos muitos valores que levamos para dentro do nosso negócio. Tenho certeza de que todo o êxito que conquistamos é devido à nossa criação e a inspiração que tivemos dentro de casa", conclui.
Virada de chave na carreira profissional
Bárbara Letícia Basso é franqueada da Ensina Mais Turma da Mônica, além de jornalista e pedagoga de formação. Líder de revendas de cosméticos em sua cidade, Ijuí (RS), Bárbara trabalhou em escolas particulares por anos após se dedicar a ser mãe de forma integral. "Me formei em Jornalismo, mas me encontrei profissionalmente quando cursei Pedagogia. Já dei aulas particulares e, durante a pandemia, fui amadurecendo a ideia de tirar um sonho da gaveta, que era ter uma escola da Ensina Mais Turma da Mônica. Sou franqueada desde 2021 e resolvi investir no segmento de franchising por ser um negócio confiável e com metodologia já testada, além de ser uma empresa reconhecida no mercado", comenta. Para o futuro, Bárbara conta que planeja levar sua unidade além. "Tenho uma escola, participo do Conselho de Franqueados e auxílio na expansão para o Rio Grande do Sul. Pretendo ganhar mais prêmios dentro da franqueadora pela performance da minha operação, expandir e seguir buscando possíveis investidores para o Estado", finaliza.
Admiração que se tornou negócio
Juliana Olinto teve seu primeiro contato com a iGUi - líder mundial na produção e comercialização de piscinas pré-fabricadas - há mais de 15 anos, através de uma amiga que adquiriu uma piscina da marca em Charqueadas, no Rio Grande do Sul. Naquele período, Juliana desempenhava funções no Polo Petroquímico de Triunfo, onde atuou por sete anos na área de logística da Braskem. Com um profundo conhecimento sobre a rede e uma admiração genuína pela marca, ela enxergou uma oportunidade de grande potencial no empreendedorismo, e foi assim que, em julho de 2020, decidiu estabelecer contato com a iGUi. Dois meses depois, já se encontrava em São Paulo, participando de um curso em Cedral. Apesar dos obstáculos impostos pela pandemia de Covid-19, Juliana inaugurou sua primeira loja em outubro do mesmo ano. Atualmente, ela é multifranqueada da iGUi e gerencia duas unidades da TRATABEM: uma em São Gerônimo, no Rio Grande do Sul, e outra em Aquiraz, no Ceará. "Deu tudo certo e está dando cada dia mais! Sou muito feliz por ter passado por essa experiência e ter conquistado tantas coisas boas," ressalta a multifranqueada.
De aluna a franqueada
Samara de Oliveira é empresária e franqueada da Microlins desde 2011. Quando tinha 15 anos, iniciou como aluna em uma das escolas de cursos profissionalizantes da marca e conquistou seu primeiro emprego ali mesmo. Conforme foi evoluindo juntamente com a unidade, surgiu uma oportunidade de ser tornar sócia da sua primeira franquia, localizada no Jardim São Luiz, na zona Sul de São Paulo. "Ingressei na Microlins e ali mesmo me despertou o desejo de empreender com a educação. Minha família sempre foi muito humilde e nunca pode investir na educação das crianças, sendo que a prioridade era o sempre o trabalho. Conhecendo a franquia, me identifiquei com a missão, a dedicação e o empenho da marca, que apresenta uma proposta genuína de realizar uma mudança na vida das pessoas, buscando melhores oportunidades por meio do ensino profissionalizante. Hoje conto com nove escolas da rede, sendo sete em operação e duas em fase de implantação", comenta. As unidades somam 116 funcionários e 36 líderes que são gerenciados pela Samara. "A marca trouxe a melhor versão de mim mesma e me sinto realizada profissionalmente como empreendedora da área da educação. Sou suspeita para falar da rede, pois acredito no trabalho da franqueadora e busco sempre crescer junto com a empresa. Sou mãe de três filhos, esposa e cuido dos meus pais idosos. Muito do que tenho, conquistei junto com a Microlins. Há muitos planos para o futuro, pois almejo estar à frente de 20 escolas da rede, abrir espaço para mais lideranças, mudar vidas e auxiliar os meus alunos a alcançarem as melhores posições no mercado de trabalho", finaliza.
Perseverança para conquistar sonhos
Nayara Gomes Ferreira é fisioterapeuta e franqueada da Milon do ParkShopping em Brasília, no Distrito Federal, e do Campinas Iguatemi, no interior de São Paulo. Ela conta que atuou durante dez anos na área de formação e iniciou a trajetória empreendedora no ano de 2019, com uma franquia de beachwear. Em 2021, iniciou sua parceria com a Milon, marca que sempre consumiu para vestir os filhos. Nayara sempre se identificou com o mundo infantil e percebeu na Milon uma oportunidade de trazer produtos específicos para a sua região de moradia. Segundo a empresária, nem tudo é fácil para as mulheres empreendedoras. "Infelizmente encontrei várias barreiras durante minha trajetória. Passei seis meses para o estabelecimento comprar a minha ideia de levar uma marca de beachwear para um estado que não tem praia. Desde então, tenho que provar como posso fazer a diferença no mundo empresarial. Um conselho que dou para as mães e mulheres que gostariam de ser empreendedoras é que escute seu coração, seja forte e saiba que as dificuldades fazem parte do processo, porém não desista e sempre faça acontecer", comenta Nayara.
Empreendedorismo é oportunidade para acompanhar crescimento de filhos
Sandra Sokolovski, 48 anos, é uma experiente profissional com uma sólida trajetória no mercado de varejo. A empresária decidiu mudar de rumo quando percebeu a necessidade de estar mais próxima de sua família, especialmente de seu filho. Com um desejo de conciliar sua vasta experiência com um modelo de negócio mais flexível, ela escolheu o segmento de alimentação e a franquia Mr. Cheney como a oportunidade ideal. Hoje, com quatro unidades em operação, Sandra demonstra como uma escolha bem estudada pode levar ao sucesso: além de analisar fatores como investimento, custo de estoque, margem e giro, ela compreendeu a importância de adaptar o atendimento para conquistar seus clientes. A franquia oferece suporte e produtos de alta qualidade, mas o verdadeiro sucesso vem do entendimento diário das nuances do negócio. Sandra acredita que o empreendedorismo é uma escolha estratégica para mulheres que desejam permanecer ativas no mercado ao mesmo tempo em que acompanham de perto o crescimento dos filhos. Apoiada por seu marido e ao lado de outro casal de sócios, Sandra reforça que uma gestão eficiente depende de processos bem definidos, dedicação e coragem para fazer acontecer. A mudança para o empreendedorismo foi a melhor decisão de sua vida, e ela se sente realizada por ter tido a coragem de seguir esse novo caminho.
Dentista empreendedora
Vanessa Copetti, 30 anos, é uma dentista com uma carreira consolidada, que encontrou no franchising o caminho para realizar suas ambições profissionais. Com uma visão ampla do setor, ela decidiu empreender e abriu sua primeira clínica da Oral Sin, uma das principais redes de implantes do país. Apesar dos desafios iniciais, Vanessa sempre contou com pessoas qualificadas ao seu lado, o que acelerou seu sucesso. Hoje, ela administra cinco unidades da Oral Sin, equilibrando sua vida profissional com a maternidade, graças a processos bem estruturados e uma equipe eficiente. Seu desempenho a levou a se tornar conselheira de Gestão e Faturamento da rede, onde compartilha boas práticas e auxilia nas decisões estratégicas.
Mudança de curso vida profissional e pessoal
Debora Jaques, durante sua licença maternidade, encontrou um anúncio da rede de franquias do brechó Peça Rara e pensou que seria uma mudança de curso em sua vida profissional e pessoal. Acostumada a frequentar e comprar em brechós fora do país, as opções no Brasil até então, não eram atrativas como experiência de compra, até se encantar com a proposta e o segmento da moda circular da marca. "A marca para mim é um pedaço do que pode ser feito para a consolidação do mercado de uso de segunda mão (second hand) no Brasil. É dar vida ao que está esquecido. Eu espero conseguir cativar mais pessoas a ingressar nesse universo da moda circular". Por outro lado, Patrícia Todeschini abriu a primeira franquia do Peça Rara Brechó em Porto Alegre, no bairro de Cidade Baixa. Quando Débora resolveu abrir sua unidade, entrou em contato com Patrícia propondo uma conversa para "trocarem figurinhas". A conexão foi tão rápida, que em 15 dias se tornaram sócias, escolheram o ponto e assinaram o contrato. A loja fica no bairro de Moinhos de Vento, também em Porto Alegre.
Parceria entre mãe e filha
Iara Dietrich, 62 anos, é uma avó inspiradora que equilibra a vida profissional e pessoal com maestria. Com três filhos e cinco netos, ela sempre manteve sua carreira ativa, inicialmente como professora de espanhol. Empreendedora por natureza, Iara realizou o sonho de ter seu próprio negócio ao abrir uma franquia da Rockfeller, uma rede de escolas de idiomas. Ao lado de sua filha mais velha, Maria Clara, que é sua sócia e diretora comercial, Iara consolidou a escola com uma identidade de qualidade e seriedade. Além do trabalho, ela valoriza os momentos com os netos, especialmente cozinhando e tocando piano juntos.
Empreendedorismo foi a escolha para voltar à ativa
Na rede há cinco anos, Vanessa Fernandes Melo de Oliveira, de 41 anos, trabalhou por seis anos na parte administrativa de um hospital em São Paulo, até que se casou e engravidou, e optou por cuidar de seus filhos. Após doze anos fora do mercado, Vanessa decidiu que gostaria de voltar a trabalhar no setor de saúde. Seu marido que é empresário deu todo apoio para que ela pudesse focar totalmente na área de saúde. Vanessa que sempre gostou de desafios, aceitou, procurou a melhor rede que se enquadrava com os seus objetivos e assim começou sua jornada como primeira franqueada da Royal Face. "Nós montamos a nossa primeira unidade em São Paulo, na Vila Carrão, tivemos todo o suporte e trabalhamos muito para levar o bom nome da marca. A empresária conta que o sucesso da sua empreitada se deu, além do seu conhecimento administrativo, e de marketing, a todo o trabalho e apoio da rede e durante a pandemia se reinventaram e passaram a vender online. "Na pandemia, entrei em contato com a franquia, começamos a vender online, e nós começamos. Nossa unidade da Royal Face se tornou um sucesso, temos hoje no total três unidades, incluindo primeira unidade aberta", conclui.
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