Movimento Plástico Transforma realiza mutirão de limpeza simultâneo no Brasil e reúne mais de 290 voluntários
Realizada no Dia Mundial da Reciclagem, a ação coletou aproximadamente 230 kg de resíduos em praias de Salvador, Rio de Janeiro e Vitória
Movimento Plástico Transforma realiza mutirão de limpeza simultâneo no Brasil e reúne mais de 290 voluntários
Realizada no Dia Mundial da Reciclagem, a ação coletou aproximadamente 230 kg de resíduos em praias de Salvador, Rio de Janeiro e Vitória
O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS e as prefeituras das cidades de Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e do Governo Estadual do Espírito Santo , realizou no último dia 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, o primeiro mutirão de limpeza simultâneo no país. A ação reuniu mais de 290 voluntários nas três cidades e contou com a coleta de 230 quilos de resíduos retirados das praias do Aterro do Flamengo (Rio de Janeiro), Praia de Tubarão (Salvador) e Praia de Camburi (Vitória), somando 83 quilos em resíduos recicláveis que foram destinados às cooperativas Cooperguary, Coopama e Abrasol.
A iniciativa teve como objetivo reforçar a importância do descarte correto para promover a conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida nas cidades. Para isso, os voluntários participaram de uma "Gincana Sustentável" que contou com a participação de duas escolas e duas instituições parceiras, totalizando 179 crianças e 113 adultos.
De acordo com Simone Carvalho, membro do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, esse tipo de ação mostra a preocupação com o meio ambiente e como esses assuntos devem ser abordados de forma a conscientizar tanto a geração atual quanto as próximas. "A partir do envolvimento da população nesse esforço conjunto, não só limpamos o presente, mas criamos uma consciência ambiental para as gerações futuras. Esses mutirões não apenas removem resíduos, mas constroem um pensamento de respeito pelo meio ambiente, cultivando uma cultura de preservação", explica.
Além desta ação nas três capitais, em anos anteriores o Movimento Plástico Transforma já realizou mutirões de limpeza no Porto da Barra, em Salvador, que contou com mais de 80 voluntários e recolheu cerca de 40 quilos de resíduos; no Lago Guaíba, em Porto Alegre, com cerca de 60 voluntários e recolheu mais de 46 quilos de resíduos e outras duas edições no Rio de Janeiro: uma na Praia de Copacabana, que reuniu mais de 90 voluntários com recolhimento de 68 quilos de resíduos, e outra na Praia do Leme, em que 60 voluntários recolheram 80 quilos de resíduos
Sobre o Movimento Plástico Transforma
Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem.
Sobre a SOLOS
A SOLOS é uma startup nordestina de impacto socioambiental voltada para superar os desafios da economia circular. A empresa atua junto aos setores público e privado no desenvolvimento de projetos que otimizam o processo de reciclagem, inserindo-o na vida das pessoas. Por meio de suas operações, a companhia promove o descarte correto de embalagens pós-consumo, melhorando a vida de todos: dos catadores às tartarugas marinhas. Em seis anos, a empresa tem como clientes marcas como Ambev, Braskem, Heineken, Ifood, Nubank e Coca-Cola e coletou mais de 1400 toneladas de resíduos, gerando R$3.6 milhões em renda para os catadores. No mercado de impacto, a SOLOS já recebeu o Prêmio Nacional de Inovação, sendo reconhecida em 2023 como pequena empresa que mais inova em sustentabilidade e lugar como Membro da Associação Brasileira de Empresas de Logística Reversa (ABELORE; 2023).