Português (Brasil)

Prefeitura entrega última etapa do Anel Viário J. Hawilla

Prefeitura entrega última etapa do Anel Viário J. Hawilla

Corredor com 35 quilômetros de extensão conecta todas as regiões da cidade

Compartilhe este conteúdo:

Prefeitura entrega última etapa do Anel Viário J. Hawilla

A Prefeitura de Rio Preto, por meio das secretarias de Obras, Trânsito e Serviços Gerais, entregou, na manhã desta sexta-feira, 16, a última etapa do Anel Viário J. Hawilla. Com investimento de R$ 70 milhões, a obra interligou ruas e avenidas criando um corredor circular de mão dupla com 35 quilômetros – e que conecta todas as regiões da cidade.

Esse trecho final foi construído por meio de parceria público-privada entre o município e a Construtora MRV. São cerca de 1 mil metros lineares do Anel Viário que interliga a avenida Carlos Nunes (bairro Setsul) à avenida Potirendaba. A nova via segue pelas margens do córrego do Trigo e dos Macacos – com uma ponte que dá acesso para a avenida Nações Unidas, na altura dos bairros Cidade Jardim e São Marcos.

“É um passo importante para a população de Rio Preto, que ganha com mais mobilidade, segurança e menos tempo no trânsito. É uma obra fundamental para a cidade que destravou muitos gargalos do trânsito”, comentou o prefeito Edinho Araújo.

O secretário de Trânsito, Transportes e Segurança, Amaury Hernandes, destacou a importância do Anel Viário para desafogar as avenidas de acesso ao Centro. “Já é possível notar a diminuição no fluxo de veículos em avenidas como Bady Bassitt, Alberto Andaló e Philadelpho Gouveia Neto. O anel criou uma alterativa para chegar a todas as regiões da cidade sem passar pela região central. Isso beneficia até mesmo quem não utiliza esse corredor”, explicou.

Ele destacou também a importância da obra para a criação de um novo sistema de transporte coletivo. “Será possível criar o sistema perimetral [interbairros], com linhas coletoras conectadas as linhas radiais [que vão para o Centro]. Assim, não será mais necessário o passageiro sempre se deslocar para o terminal urbano central”, disse.

Secretário de Obras, Israel Cestari pontuou a utilidade da obra para os serviços de emergência. “A Prefeitura teve o cuidado de construir o Hospital Domingo Braile [Hospital da Região Norte] no Anel Viário. É um corredor que facilita o trânsito de ambulâncias e veículos de emergência. Assim ganha a população como um todo”, diz.

Iniciadas em maio de 2019, as obras do Anel Viário J. Hawilla foram divididas em quatro etapas que contemplam 18 trechos de interligações – que incluem duplicação de vias, construção de pontes sobre córregos e viadutos sobre a linha férrea, além de um viaduto sobre a BR-153, na altura do bairro Belvedere.

Um mapa em tamanho gigante está instalado no hall de entrada do prédio da Prefeitura de Rio Preto para que os cidadãos possam consultar e conhecer o traçado do Anel Viário e suas principais opções de acesso possam. O banner ficará no local pelo menos até o fim da próxima semana.

Cronologia
Primeira etapa
• Ordem de serviço assinada em 6 de maio de 2019 – Liberado para o trânsito em 3 de outubro de 2019. Dividida em oito trechos distribuídos pelas regiões da avenida Belvedere e na região Sul (Tarraf, São Francisco e Vivendas).

Segunda etapa
• Ordem de serviço assinada em 14 de agosto de 2019 – Liberado para o trânsito em 15 de dezembro de 2020. Interligação das avenidas Marco Costantini e Antonio Antunes Júnior, criando nova opção de tráfego na Região Norte da cidade.

Terceira etapa
• Assinatura da Ordem de Serviço em 14 de outubro de 2019 – Conclusão em 10 de dezembro de 2020. Quatro conexões de vias nas regiões dos bairros Residencial Palestra, Jardim Gabriela e Eldorado.

Quarta etapa
Assinatura da Ordem de Serviço em 8 de julho de 2020. Entrega da obra completa em 16 de dezembro de 2022. Um quilômetro interligando o bairro Setsul à avenida Potirendaba.

Texto: Ademir Terradas/Secretaria de Comunicação

Compartilhe este conteúdo: