VIA MOBILIDADE E PREFEITURA PRETENDEM ENTREGAR MELHORIAS EM AMADOR BUENO EM JULHO
VIA MOBILIDADE E PREFEITURA PRETENDEM ENTREGAR MELHORIAS EM AMADOR BUENO EM JULHO
A Prefeitura de Itapevi, em parceria com a concessionária Via Mobilidade, executa duas obras com o objetivo de melhorar a fluidez de motoristas e pedestres na região de Amador Bueno.
Desde 2023, a empresa responsável pela operação da linha 8 do trem Diamante (Júlio Prestes /Itapevi), a Via Mobilidade iniciou a instalação da nova passarela próximo à estação de trem de Amador Bueno. O objetivo é encerrar a passagem de nível trazendo mais segurança para pedestres e usuários do serviço.
A nova passarela ligará o acesso de pedestres e usuários à Rua Ezequiel Antonio de Oliveira, na altura do número 700, levando para as Estradas do Prado e Sabiá na região.
O intuito da concessionária é fechar completamente as passagens de nível na Estação Amador Bueno, uma na Estação Santa Rita, além da pavimentação em um trecho da Estrada do Prado.
Pavimentação da Estrada do Prado
A pavimentação asfáltica da Estrada do Prado (Jardim Santo Antonio) em 512 metros de extensão da via está prestes a ficar pronta.
As obras são parte do projeto de melhoria para a cidade em virtude da concessão da Linha Diamante do Governo do Estado de São Paulo para a empresa.
Melhorias já realizadas na região
Em novembro do ano passado, a concessionária entregou as obras de alargamento da passagem inferior sob a linha férrea na estação de Ambuitá. As obras ligaram a Rua Dr. José Alexandre Crosgnac à Estrada de Araçariguama e à Rua Sabrina das Dores.
Em abril, a ViaMobilidade iniciou a construção da nova estação Ambuitá, da linha 8-Diamante, que é viabilizada através da parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a concessionária. A obra recebe o investimento de R$ 23 milhões.
A expectativa é de que os serviços sejam concluídos no primeiro trimestre de 2025. A nova unidade está sendo levantada exatamente onde ficava a antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110.
A estação foi desativada e demolida em 2010, após um projeto de modernização da linha, realizado na ocasião pelo Governo do Estado.