Português (Brasil)

É com grande prazer que damos início a entrevista com uma das pré-candidatas a prefeitura de Cotia.

É com grande prazer que damos início a entrevista com uma das pré-candidatas a prefeitura de Cotia.

Data de Publicação: 16 de abril de 2024 12:42:00 A primeira pré-candidata que nos respondeu foi a enfermeira Cida Aires. Convido a todos a conhecer um pouco de suas propostas para Cotia.

Compartilhe este conteúdo:

É com grande prazer que damos início a entrevista com uma das pré-candidatas a prefeitura de Cotia. Neste evento único, teremos a oportunidade de conhecer de perto as visões, propostas e compromissos das mulheres que aspiram representar nossa comunidade no cenário político local.

A primeira pré-candidata que nos respondeu foi a enfermeira Cida Aires. Convido a todos a conhecer um pouco de suas propostas para Cotia.

Apresentação:

Nome, Cida Aires, idade 53 anos, profissão enfermeira funcionária pública, mora em Cotia há 46 anos.

1. Qual é a sua motivação para concorrer ao cargo de prefeita?

Resposta: Moro em Cotia desde 1978, amo esta cidade. Acompanhei o crescimento populacional de Cotia, acompanhei o desenvolvimento da cidade, mas também observei ao longo dos anos os governos que passaram por aqui deixar as necessidades básicas do nosso povo sempre para depois. Essas necessidades como: saúde, educação de qualidade, moradia, etc. me impulsionam a lutar por uma Cotia muito melhor para se viver. Não basta pôr o pé no barro e ir para perto do povo só em época de eleição ou correr para atender alguma demanda só nesta época, o povo tem necessidade todo o tempo e algumas delas urgentes.

2. Quais são as principais questões ou problemas que você pretende abordar em sua campanha?

Resposta: A mobilidade que é um problema sério que Cotia enfrenta, nas últimas décadas a exploração imobiliária foi muito grande e sem planejamento urbano adequado e o devido estudo do impacto ambiental e de mobilidade urbana. A população cresceu, mas os investimentos na Saúde, na Educação para atender a demanda existente hoje, não acompanhou esse crescimento populacional, o que levou a precariedade desses serviços, como falta de creches, em especial as noturnas e serviços de saúde e transporte de péssima qualidade.

3. Quais são suas experiências anteriores que a prepararam para o papel de prefeita?

Resposta: Eu não acho que ter ou não experiência anterior em gestão pública indica se você fará ou não um bom governo, mesmo porque um governo não se faz sozinha. Para mim é fundamental conhecer a cidade onde mora e quer governar, conhecer suas necessidades e seu potencial para crescimento, ter responsabilidade e ser transparente. Eu trabalho no serviço público há mais de 20 anos, acompanho e participo efetivamente da política na cidade. Nós tivemos tantos governos em Cotia que se diziam experientes e que nunca fizeram realmente o que mais precisava e muitos até deixaram a cidade abandonada, deixando até mesmo de fazer o mínimo como fornecer uniforme para crianças nas escolas, experiência não indica vontade e compromisso em fazer o que precisa ser feito.

4. Como você planeja lidar com questões específicas, como educação, saúde, segurança pública, transporte e infraestrutura?

Resposta: Educação: É necessário haver diálogo com equipes pedagógicas e profissionais do setor para buscarmos juntos uma Educação pública de qualidade, visando o desenvolvimento dos alunos e dignidade para trabalhadoras/es. Valorização dos profissionais da educação e a primeira coisa a ser feita é devolver os direitos retirados dos professores em 2018 pela atual administração e garantir que 30% da receita municipal seja destinada à valorização desses profissionais e para a infraestrutura das escolas.

Gestão democrática, com autonomia para as escolas elaborarem seus programas de ensino com base em suas realidades.

Convocar uma Conferência Municipal de Educação que aponte para uma Educação inclusiva em Cotia, que fortaleça a Educação de adultos e aos portadores de necessidades especiais. Uso de materiais pedagógicos que valorize a história e a cultura africana, como forma de combater racismo na nossa cidade.

Saúde: A população de Cotia cresceu muito e não houve um planejamento sério para isso, os aparelhos de saúde continuam os mesmos, alguns bairros dobraram sua população e o posto de saúde continua sendo o mesmo e com a mesma quantidade de funcionário, o resultado disso são pessoas meses na fila aguardando uma consulta médica ou um exame. Cotia precisa urgentemente de uma maternidade municipal para desafogar o Hospital Regional ao menos nessa parte e nossas mulheres merecem. Trazer o Ame para a cidade nos ajudaria a resolver em parte nosso problema de oferta de consulta com especialistas e realização de alguns exames, equipar e melhorar a infraestrutura de nossas UPAS também é preciso. Investir em recurso humano na saúde, pois não adianta aparelhar se não tiver quem opere esses equipamentos e valorizar esses profissionais que são essenciais.

Segurança pública: Com investimento, criação de bases comunitárias, criar programa de combate e acolhimento às mulheres vítimas de violência. Ampliar os centros de referência de combate ao uso abusivo de drogas com preparo da guarda municipal para a prevenção ao combate.

Transporte: É evidente que a oferta de transporte precisa aumentar e em especial nos bairros periféricos, além disso, precisamos planejar e nos organizar para ter em Cotia a tarifa zero no transporte municipal, SP já está caminhando para isso, temos Vargem Grande Paulista aqui do lado que é exemplo que isso é possível, nós temos total condição de fazer isso com responsabilidade e planejamento.

Infraestrutura: Sem dúvida a infraestrutura da cidade tem muito o que melhorar e isso precisa ser feito com responsabilidade com o dinheiro publico. É preciso melhorar e muito o asfaltamento em Cotia, mas de forma eficiente não tapando buraco de qualquer forma para quando a chuva vir levar embora o asfalto e o dinheiro do povo junto, melhorar a acessibilidade, hoje as pessoas com dificuldade de locomoção sofre com a precariedade da nossa cidade nesse sentido. É preciso melhorar os equipamentos públicos no geral e ofertar aos munícipes áreas de lazer de qualidade.

5. Como você pretende lidar com questões de segurança pública e redução da criminalidade em Cotia?

Resposta: É preciso investimento em inteligência e valorização da Guarda Municipal, com especial atenção à saúde mental da corporação. Aumento do efetivo e criação de bases comunitárias.

Fortalecer a relação do policiamento comunitário com as comunidades, em detrimento do policiamento repressivo. Ampliar e fazer funcionar o CONSEG como fomentador de proposta para a segurança pública.

Criar programa específico para combater e acolher as mulheres vítimas de violência doméstica e ter a delegacia da mulher atendendo em horário ampliado.

Ampliar os centros de referência de combate ao uso abusivo de drogas, a partir de programas específicos que prepara a guarda municipal para a prevenção, combate ao uso e ao tráfico de drogas, especialmente entre os jovens da periferia.

6. Como você pretende promover a igualdade de gênero e a inclusão em sua administração?

Resposta: Tem que ser garantido a paridade de gênero na distribuição dos cargos. Criar o conselho LGBTQIAP+, garantir a presença de negras e negros ocupando espaços na administração e também das pessoas com deficiência que precisam estar presentes para garantir que suas necessidades sejam de fato atendidas.

7. Quais são suas ideias para promover a participação cívica e envolver os cidadãos na tomada de decisões municipais?

Resposta: Trazer os movimentos populares para atuar junto a administração nas tomadas de decisões.

8. Como você pretende abordar questões ambientais e promover a sustentabilidade em nossa Cidade?

Resposta: Existe a necessidade de articular projetos ambientais ao planejamento escolar.

Temos clareza que a urbanização caótica vinculada ao capital mobiliário e especulativo determina a ocupação. A partir daí, temos que buscar ações que informem a população sobre uso e ocupação do solo, mostrando que a fiscalização é necessária.

9. Qual é a sua posição sobre questões importantes, como habitação acessível, cuidados com idosos e apoio a populações vulneráveis?

Resposta: Os grandes empreendimentos imobiliários, não atendeu a população pobre que ficou abandonada em comunidades sem nenhuma infraestrutura, saneamento básico e sem política de moradia popular. Por isso, nosso compromisso nesse sentido será ter um olhar especial para o povo periférico que vive nas comunidades sem condições digna para viver, criação de mais creches, inclusive noturnas para atender as crianças de mães que trabalham em horários diversos. Também não podemos esquecer os nossos idosos, principalmente da periferia abandonados à própria sorte. Defendo a criação de espaços de acolhimento municipal para a terceira idade.

10. Como você pretende garantir transparência e responsabilidade em sua administração?

Resposta: Mantendo os canais de informação e comunicação atualizados e abertos para consulta de todo o povo e garantindo a liberdade dos conselhos.

 

Jornalista-Atípico
Whatsapp: 11-91281-4982
Portal de noticias: www.jornalimpactocotia.com.br
Instagram: @impactocotia
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário