Debate Sobre a Nova Concessão da Rodovia Raposo Tavares

Debate Sobre a Nova Concessão da Rodovia Raposo Tavares

Data de Publicação: 25 de dezembro de 2024 11:40:00

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Debate Sobre a Nova Concessão da Rodovia Raposo Tavares

 

Por Vinicius Mororó

O futuro da Rodovia Raposo Tavares, uma das principais artérias de conexão entre São Paulo e o interior, tornou-se alvo de uma acalorada disputa política e técnica. Em junho, o prefeito de Cotia, Rogério Franco, encontrou-se com Rafael Benini, secretário de Parcerias do Estado de São Paulo, para discutir os termos da nova concessão da rodovia. Apesar de descrita como uma conversa “dura e leal”, a reunião revelou divergências que lançaram debates sobre os interesses municipais e regionais no projeto.

A Concessão e as Controvérsias

O projeto de concessão da Rodovia Raposo Tavares faz parte de uma estratégia estadual para modernizar e ampliar a malha rodoviária, visando atrair investimentos privados e melhorar a infraestrutura. No entanto, as contrapartidas e os impactos da concessão têm críticas geradas. Entre as principais preocupações estão possíveis aumentos nos pedágios, impactos sobre o trânsito local e a falta de garantias para obras específicas em trechos críticos, como o km 25, que frequentemente sofre com congestionamentos.

Política e Pressão Local

A postura de Rogério Franco no debate sobre a concessão foi alvo de críticas de políticas e lideranças locais, que o acusaram de não defender os interesses de Cotia. Vereadores e opositores políticos alegaram que o prefeito deveria iniciar por mais investimentos no trecho urbano da rodovia e por isenções de pedágio para moradores da cidade.

"Embora outras cidades estejam obtendo benefícios diretos em seus trechos, Cotia ainda não viu um plano claro para resolver os problemas de mobilidade na Raposo. O prefeito parece mais interessado em dialogar com o Estado do que em soluções práticas exigidas", afirmou o vereador João Nogueira, crítico frequente da administração municipal.

A Defesa da Gestão Municipal

Rogério Franco rebateu as críticas e classificou sua atuação como firme, mas construtiva. “Foi uma conversa dura e leal porque estamos defendendo os interesses de Cotia com responsabilidade. Não se trata de confronto, mas de garantir que as necessidades da nossa população sejam atendidas”, declarou o prefeito em coletiva de imprensa.

Ele também ressaltou que a concessão inclui cláusulas para melhorias na rodovia, como duplicações, novos acessos e maior segurança, mas especificadas que há espaço para ajustes. “Estamos trabalhando para garantir que Cotia seja devidamente contemplada. Ainda há muito a ser discutido.”

A Palavra do Estado

Rafael Benini, secretário de Parcerias, destacou que o projeto de concessão segue um modelo que beneficia toda a região e garantiu que as críticas locais serão consideradas. “Estamos ouvindo todas as partes envolvidas para construir um contrato equilibrado e que traga ganhos para os usuários. As demandas de Cotia são legítimas e fazem parte das nossas análises técnicas.”

Impactos e Expectativas

Enquanto o debate prossegue, os especialistas destacam que a concessão pode ser uma oportunidade de reconfigurar a infraestrutura de Raposo Tavares. No entanto, alertam que o sucesso depende de um equilíbrio entre os interesses públicos e privados.

 

 

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