Alunos do Colégio Rio Branco realizam pesquisa sobre a importância dos espaços de convivência de Cotia e região

Alunos do Colégio Rio Branco realizam pesquisa sobre a importância dos espaços de convivência de Cotia e região

Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental promovem conscientização e incentivam comunidade da Granja Viana a desfrutar do Parque Cemucam

Compartilhe este conteúdo:

Alunos do Colégio Rio Branco realizam pesquisa sobre a importância dos espaços de convivência de Cotia e região

Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental promovem conscientização e incentivam comunidade da Granja Viana a desfrutar do Parque Cemucam

Motivados por uma reflexão em sala de aula sobre “como eu percebo o meu bairro e me relaciono com ele?”, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Rio Branco, Unidade Granja Vianna, realizaram pesquisas sobre os diversos espaços de convivência da região, dentre eles o Parque Cemucam. Localizado em Cotia, o parque tem 500.000 m², com campo de futebol, circuito de mountain bike, bicicletário, pista de cooper, trilhas para caminhada, quadra poliesportiva, playground e outras atrações em meio à vegetação remanescente de Mata Atlântica.

Nas conversas em sala de aula, eles descobriram que apenas 4 dos 23 estudantes conheciam o parque. Resolveram, então, fazer uma pesquisa com a comunidade do Colégio Rio Branco e constataram que a grande maioria também não conhecia o local. Pronto, a curiosidade estava instalada!

A partir daí, Valéria de Souza Assis, professora da turma, propôs uma exploração mais aprofundada no local identificado. “A atividade envolveu entrevistas, levantamento de dados, aprendizagem expedicionária, palestra com o administrador do Cemucam, construção da planta baixa do parque, registros e visitas ao local com as famílias”, destaca a professora. “O produto final foi uma maquete de cinco espaços escolhidos pelos alunos, apresentada no Encontro Cultural e que, em seguida, ficará no Parque Cemucam, exposta aos visitantes”, explica a educadora.

Para os alunos, a pesquisa foi uma oportunidade para aprendizados na prática. Ao realizar entrevistas, eles puderam aprender diretamente com um especialista, por meio de diálogo interativo, além de trocar conhecimentos sobre os projetos do parque e sobre o trabalho sustentável desenvolvido por lá.

“Aprendi que podemos fazer as pessoas conhecerem coisas novas no bairro”, afirma Valentina, de 9 anos, que participou da atividade. “No parque, aprendi sobre a natureza e como é importante cuidar dela. Foi legal saber que podemos fazer a diferença!”.

Benefício para a comunidade

A pesquisa realizada pelos alunos do Colégio Rio Branco proporcionou aos moradores de Cotia a conscientização sobre a existência e a importância do Parque Cemucam, um recurso da região que oferece oportunidades de lazer, recreação e contato com a natureza. Além disso, é um espaço de convivência que pode ser utilizado para a prática de atividades físicas e ao ar livre, promovendo saúde e bem-estar.

“O maior conhecimento sobre o parque pode fortalecer os laços comunitários, incentivando a participação em eventos e atividades no parque, criando um senso de pertencimento e identidade local”, destaca Valéria. “Ao conhecer melhor o Cemucam, os moradores podem passar a valorizar e preservar esse espaço, contribuindo para a conservação ambiental e para a qualidade de vida na região”.

A professora ressalta ainda que a valorização do local está alinhada com os princípios de desenvolvimento sustentável, promovendo o equilíbrio entre o crescimento urbano e a preservação ambiental. “Como escola, é nosso papel também estimular que nossos alunos se envolvam com atividades de valorização da região em que vivem e da sustentabilidade”, conclui Valéria.

Sobre o Colégio Rio Branco (www.crb.g12.br) – O Colégio Rio Branco é uma das mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, com unidades de Educação Infantil ao Ensino Médio em São Paulo (Higienópolis) e Cotia (Granja Vianna). O colégio é associado à UNESCO e orienta seu projeto pedagógico na aquisição de conhecimentos e competências permeadas pelo diálogo, respeito à diversidade, atitude crítica e edificada em princípios éticos e de solidariedade.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário