Português (Brasil)

PRÉ - CANDIDATAS A VEREADORAS DE COTIA EXPÕEM SUA VISÃO E SEUS COMPROMISSOS.

PRÉ - CANDIDATAS A VEREADORAS DE COTIA EXPÕEM SUA VISÃO E SEUS COMPROMISSOS.

Data de Publicação: 29 de julho de 2024 20:03:00 É com grande prazer que damos início a uma entrevista com as pré-candidatas a vereadora de Cotia. Neste evento único, teremos a oportunidade de conhecer de perto as visões, propostas e compromissos das mulheres que aspiram representar nossa comunidade no cenário político local.

Compartilhe este conteúdo:

PRÉ - CANDIDATAS A VEREADORAS DE COTIA EXPÕEM SUA VISÃO E SEUS COMPROMISSOS.

É com grande prazer que damos início a uma entrevista com as pré-candidatas a vereadora de Cotia. Neste evento único, teremos a oportunidade de conhecer de perto as visões, propostas e compromissos das mulheres que aspiram representar nossa comunidade no cenário político local.

Apresentação: Mandato Coletivo Feminino. Existe desde 2017 sendo a primeira candidatura coletiva feminina do Brasil. Foram as mulheres mais votadas da cidade em 2020. Quatro mulheres representam o Mandato: 

• Silvana Bezerra,  diretora de escola, pública e privada, professora de biologia, atuante em conselhos de educação e mãe de 3.  

• Cristina Brasil, Influencer da região, microempreendedora de marketing digital, ativista na luta feminina, cofundadora do coletivo  #MulherAção e do grupo Mulheres da Granja Viana, Mãe de 3

• Ana Alcantara: Multimeios em comunicação, jornalista, ecofeminista, mãe de 2, atuante no terceiro setor em ONGs, vice presidente do Conselho de Cultura de Cotia, pesquisadora de práticas de  construção de Novo Mundo 

• Rosângela: Educadora,pós Graduada em Linguagem e suas Tecnologias e Formação para Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Ingressou em Cotia como professora e atua há 17 anos como Vice Diretora de escola  no Municipal. Idosa, PCd e madrinha de 3

1. Quais são as principais áreas de foco em sua plataforma política e por que elas são importantes para os residentes de Cotia?

Apostamos em ações locais, pensando globalmente. 

Resposta: A Educação está no topo e na base de nosso projeto político. Entendemos que a Educação é o que pode transformar uma sociedade e diminuir a desigualdade Social no nosso país que tem os 1% mais desigual do Planeta. 

Defendemos políticas públicas para que mulheres possam estar em todos os lugares à luz da equidade de gênero, raça e cor. Lutamos pela presença da mulher em todas as pastas para que o protagonismo feminino seja um tema transversal  da  Saúde, Segurança, Indústria e Comércio, Moradia, Meio Ambiente, Cultura, Inovação e Educação (sempre)

Meio Ambiente: A bandeira Socioambiental é determinante para toda a humanidade e ainda mais em uma cidade que seu território é ? uma floresta que abastece 400 mil pessoas de água. Os extremos climáticos chegaram de forma avassaladora e Cotia tem uma grande responsabilidade na preservação e na criação de uma cultura regenerativa que gere prosperidade com as árvores em pé. 

2. Como você pretende envolver os cidadãos de Cotia em seu mandato, garantindo que suas necessidades e preocupações sejam ouvidas e abordadas?

Resposta: Temos nosso canal no Instagram @mandatocoletivofemininooficial que sempre perguntamos sobre necessidades e demandas. No coletivo MulherAção, que foi onde nascemos, estamos mapeando Embaixadoras(es) de bairro  para dialogar e trazer benefícios para quem estiver disposta(o) a construir algo diferente, oxigenado, criativo e transparente em nossa cidade. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3ko8-2M0fIMY5HVF_XzvXSslGhZ62M2U_mfaO53kPLOrbdw/viewform

3. Qual é a sua visão para o desenvolvimento sustentável de Cotia, incluindo questões ambientais, urbanísticas e econômicas?

Resposta: Essa pergunta é bastante complexa e estamos em momentos decisórios: Aprovação do Plano Diretor, Nova Raposo, Privatização da SABESP, verticalização da cidade… São decisões gigantes que só com engajamento comunitário podemos avançar para que a Economia esteja a serviço da população e não o contrário. Com certeza fazer a regulamentação da escuta pública é prioridade. 

4. Como você planeja promover a igualdade de gênero e a inclusão social em Cotia, especialmente nas áreas de educação, emprego e serviços públicos?

Resposta: Escuta ativa, tecnologias sociais, tribuna livre e horários inclusivos nas sessões da Câmara, dar condições para que as mulheres participem mais dos conselhos, ocupando esses e outros espaços, dentro das atribuições e limitações que cabe ao cargo de vereadora. Não somos de fazer promessas e sim batalharmos coletivamente para melhorar a cidade nesses aspectos. 

5. Como você pretende lidar com questões de segurança pública e redução da criminalidade em Cotia?

Resposta: Se fosse o nosso mandato responsável pelo orçamento e pela Secretaria de Segurança, aumentaríamos o contingente e os salários de toda a Guarda, fariam terapia com psicólogas(os) semanalmente, colocaríamos dezenas de novos postos policiais, teríamos oficinas de defesa pessoal oferecida por eles nas escolas…Dá para sonhar. Ideias criativas e inovadoras temos muitas. 

6. Qual é a sua abordagem para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e assistência social em Cotia?

Resposta: Escuta é sempre o primeiro passo. Nós amamos o SUS! Todas do mandato usam a rede pública de saúde. Automatizar ainda mais as consultas e exames ao mesmo tempo que ter médicos da família indo para os bairros, entrando nas casas. Dar formação de criação de empatia para os profissionais e construir um Centro Integrado de Saúde (CIS) . Quanto ao desenvolvimento Social, que preferimos do que apenas dar “assistência” é outra questão que sonhamos estar presente em todas as secretarias com incentivos fiscais municipais, estaduais e federais que aparelhem as ONGs para que essas, que conhecem fortemente o território, possam atuar com mais autonomia em parceria com as empresas que levam a sério a responsabilidade social. 

7. Como você planeja colaborar com outras autoridades municipais e organizações locais para enfrentar desafios comuns e promover o progresso em Cotia?

Resposta: Dialogando e criando canais claros de comunicação. Dar abertura aos movimentos sociais para que tenham vez e voz nas sessões da Câmara. Outra medida altamente necessária é fazer auditoria externa por meio de licitação transparente e conduzida peo Conselho das Cidades. 

8. Quais são suas propostas para melhorar o transporte público e a infraestrutura viária em Cotia, visando facilitar a mobilidade dos cidadãos?

Resposta: A luta que encampamos é a Nova Raposo, não! Pedagiar a Raposo Tavares, transtornar por anos a Rodovia com obras e desapropriações para degradar o meio ambiente e a população ainda pagar por isso é algo inadmissível. Já estamos nessa luta,participamos do Movimento Nova Raposo Não e temos adesivos e material para quem quiser se engajar. https://www.instagram.com/novaraposonao/. Por favor sigam e vamos dar corpo a esse movimento. Tem grupo de WhatsApp Para mobilização. Vale ressaltar que a partir do km 39 se tornou Sorocabana com edital já publicado. No primeiro trimestre de 2025 terá pedágio se o pessoal não se mobilizar. O Valor será R$ 3,50 só para sair da estradade Caucaia e pegar a Raposo.

9. Como você pretende apoiar e promover o desenvolvimento econômico local, especialmente para pequenas empresas e empreendedores em Cotia?

Resposta: É preciso antes de tudo ter clareza das funções do Legislativo e do Executivo, para que ambos caminhem lado a lado, onde cada um deve realizar a sua função, com objetivos claros e de preferência voltados às necessidades da população. Na sequência fazer um levantamento preciso do potencial econômico e dos seus segmentos que estão inseridos na cidade.  Da Granja Viana aos bairros de Caucaia/ Caputera temos uma vastidão de oportunidades que propicia aos moradores uma riqueza de possibilidades: turísticas, ecológicas, agrícolas e etc. Com o gabinete Itinerante, o legislativo tem como prioridade dialogar com todos os segmentos citados, facilitando o acesso do executivo às informações de suas demandas. Não podemos deixar de destacar a importância da fiscalização e participação na elaboração da LDO (Lei de da Diretrizes Orçamentária) e o quanto será destinado para o atendimento das demandas levantadas para o incentivo aos pequenos empresários e aos empreendedores. 

10. Como você planeja garantir transparência e responsabilidade em sua gestão, mantendo os cidadãos informados sobre suas ações e decisões como vereadora?

Resposta: Como funcionárias públicas eleitas pelo povo as sessões da Câmara Municipal são momentos importantes para que a população tenha acesso às informações, sobre os Projetos e as proposituras de leis, elaboradas pelos vereadores. Como defensoras da Tribuna livre, Câmara Itinerante, Gabinete em Seu Bairro e um canal direto com a população via internet, faremos destes canais o melhor caminho para nos fazermos ouvir e ouvirmos a população.   

11. Que medidas legislativas você pretende propor ou apoiar para combater a violência doméstica e promover a proteção das mulheres em Cotia?

Resposta: Além das que já estão em funcionamento, uma das nossas prioridades é levar ao governo Estadual a necessidade de termos uma delegacia da mulher 24 horas na cidade.  Como um dos grandes veículos de comunicação de massa, a Educação deve ser envolvida no combate a Violência Doméstica com palestras, reuniões com as famílias, escola para pais e etc. Nosso município conta com 102 escolas que podem e devem ser utilizadas para o desenvolvimento de Projetos Pontuais ( Estatuto da Criança e do Adolescente e o papel dos pais, a Terceirização da Educação, o universo familiar e seus conflitos), no desenvolvimento destes projetos a Comissão da Educação da Câmara Municipal levará a Secretaria da Educação a importância desta parceria.

12. Como você planeja promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho local através de iniciativas legislativas?

Resposta: Primeiro precisamos recensear esta parcela da população no município. Na sequência levantar as legislações Municipais, Estaduais e Federais para fiscalizarmos a execução das mesmas, e sempre que possível abrir espaços de diálogos e acolhimentos para que os jovens abandonados por suas famílias possam ser acolhidos em casa abrigos, serão criadas através de Projetos e Indicações feitas por nós e pela própria população LGBTQIAPN+

13. Que ações você considera importantes para garantir o acesso das mulheres cotianas à saúde reprodutiva e aos serviços de planejamento familiar?

Resposta: Este assunto requer um conhecimento específico, de um sistema em colapso com faltas pontuais de especialistas importantes e nestes quesitos abordados, estamos em defasagem. Contamos com um Programa de Planejamento Familiar muito bem elaborado, mas que esbarra em questões de cunho político e vontade também. Mas nada impede de sugerirmos ou buscarmos junto ao Governo Estadual e Federal recursos para fomentarmos estes programas. Oficinas e dinâmicas para o ensino médio também promovemos por meio do coletivo MuherAção que continuará atuante e com mais força de ação e capilaridade.

14. Como você pretende fortalecer e ampliar os programas de educação sobre direitos das mulheres e combate ao assédio sexual em escolas e espaços públicos de Cotia?

Resposta: É preciso verificar quais são os projetos implantados e quais os efeitos positivos já conquistados no município e fora dele. Pesquisar o que já foi feito e seus resultados.m Em seguida ampliar as parcerias de forma a torná-las as mais efetivas possíveis, visando que os parceiros envolvidos no combate ao assédio sexual em escolas e espaços públicos de Cotia sejam preparados para reconhecer sinais de violência sexual, bem como todos os envolvidos. Defendemos e articulamos fortemente a presença de assistente social e psicologas(os) nas escolas para que possam mapear e agir no próprio território escolar. 

15. Que medidas você propõe para garantir a representação equitativa das mulheres nos cargos de liderança e tomada de decisão em instituições públicas e privadas de Cotia?

Resposta: “O lugar da mulher é onde ela quiser estar”, seria muito bom se tudo fosse tão fácil quanto esta frase de efeito, mas como falar em equitatividade dentro de espaços estruturalmente machistas, basta lembrar que há quarenta e dois anos, não temos uma mulher eleita para o legislativo e cento e sessenta e oito anos no executivo. Para ampliarmos e garantirmos a presença e participação das mulheres, temos que nos engajarmos nas lutas e na participação efetiva dos movimentos construção das políticas públicas de divulgação. Medidas criativas e de baixo custo para realização de rodas de mulheres para que a própria comunidade encontre suas ferramentas de criação de lideranças e apropriação do território. 

16. Como você pretende abordar questões relacionadas à maternidade e à licença-maternidade para garantir direitos e proteção adequados às trabalhadoras de Cotia?

Resposta: Tanto em órgão público como privados, estas questões já estão garantidas por leis próprias. Sendo assim o que podemos fazer é conscientizar as mulheres dos seus direitos.  Defendemos também a licença à Paternidade, já que a responsabilidade do pai precisa estar garantida. É um contrassenso a licença à paternidade ser mais curta que o feriado de carnaval. Incentivar as empresas locais a olharem para isso também é uma ação necessária.  

17. Que iniciativas legislativas você considera prioritárias para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Cotia, como mães solteiras, imigrantes e mulheres negras? 

Resposta: Setenta e nove ações Federais indicam conquistas e avanços nas políticas para mulheres, assim como o governo Federal, Estados e Municípios também deve através de suas Secretarias priorizar o atendimento as mulheres, principalmente as que se encontram em estado de vulnerabilidade social. No que depender de nós os programas Mães Cotiana, Aluguel Social, Casa de Passagem entre outros serão mantidos e discutidos com a população para que através de incentivos fiscais consigamos ampliar o atendimento.    

18. Como você planeja promover a conscientização e prevenção do câncer de mama e outras questões de saúde específicas das mulheres por meio da legislação municipal?

Resposta: Um conselho de saúde atuante e operante pode muito contribuir nessa construção. O coletivo MulherAção que somos fundadoras, conseguiu por meio de uma abixo assinado com 5 mil assinaturas, uma emenda parlamentar para termos um mamógrafo em Cotia. Ações como essa terão maior alcance se estivermos dentro do Legislativo. 

19. Que medidas você propõe para enfrentar a discriminação de gênero e promover uma cultura de respeito e igualdade em Cotia, especialmente entre os jovens?

Resposta: Jovem quer escuta, voz e entretenimento. Somos uma candidatura que tem na educação a sua maior bandeira e essa é de respeito a todas as pessoas. Promover oficinas no contra turno são parte do escopo da nossa proposta que quer ocupar a cidade inteira com educação. Como era o projeto “Cidade Educadora” da premiada Escola Projeto Âncora, que a Ana Alcantara, que faz parte do mandato, trabalhou por seis anos. Silvana e Rosângela tem 30 anos de experiência na educação de Cotia, Cris Brasil se formou em pedagogia Waldorf na Alemanha. Temos experiência e criatividade para trabalhar com as questões de igualdade de gênero ainda mais viva e latente nos jovens de hoje.

20. Como você pretende envolver as organizações da sociedade civil e as redes de apoio às mulheres na elaboração e implementação de políticas públicas municipais voltadas para elas?

Resposta: Temos 32 projetos leis escritos para atender essa demanda desde 2018. Desde apoio para organizações captarem recursos de leis de incentivo para: Criança e adolescente, esporte, idosos e educação, são pastas que pode se abater doações do imposto de renda de lucro real. Temos experiência em alcançar parcerias e desta forma, não dependeremos somente dos recursos do município para fazer projetos. Já fazemos isso com o MulherAção e ampliaremos as ações. Pode confiar. 

Siga o Mandato Coletivo Feminino nas redes: @mandatocoletivofeminino

 

 

Jornalista-Atípico
Whatsapp: 11-91281-4982
Portal de noticias: www.jornalimpactocotia.com.br
Instagram: @impactocotia
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário